UM NOVO PADRÃO DE GUINDASTES AT COM SETE EIXOS

UM NOVO PADRÃO DE GUINDASTES AT COM SETE EIXOS

Neste final de ano, a Tadano anunciou outra grande novidade envolvendo a linha Demag. Trata-se do modelo Demag AC 450-7, para 450 t, com a qual a marca japonesa pretende estabelecer um novo padrão para guindastes todo terreno (AT) com sete eixos.

O conceito básico do projeto é o de fazer com que um equipamento dessa classe, e com sete eixos, seja tão compacto quanto um de seis eixos, mas, evidentemente superior, em termos de desempenho – a ponto de poder realizar tarefas que só seriam possíveis com um guindaste de 8 eixos.

Com comprimento de 15,99 m (e de 17,6 m, na condição de transporte) e de 8,45 m na largura de patolamento, o AC 450‑7, mesmo em canteiros de obras, não requer mais espaço do que um guindaste de 6 eixos. Cinco posições de patolamento diferentes e escoras, que podem ser estendidas assimetricamente,  aumentam ainda mais sua versatilidade

Mas por que um de sete eixos? A resposta, lembra Michael Klein, gerente de produto da Tadano Demag, é simples: para atender as regulamentações rodoviárias. Ou seja, graças ao eixo adicional, o equipamento consegue levar mais peso respeitando os devidos limites de carga por eixo. O AC 450-7 pode ser configurado para cargas por eixo de 12 ou 16,5 t completas com lança principal. Se a lança for removida, o peso de deslocamento é reduzido para menos de 48 t para deslocamento com poucas restrições e em áreas sensíveis.

Além disso, diz Klein, os objetivos de uma lança mais longa e maior carga útil só poderiam ser alcançados em sete eixos. O AC 450‑7 tira proveito de uma lança principal com sete seções e comprimento de 80 m, que ostenta uma capacidade de carga máxima de 195,5 t e que, quando está totalmente estendida, é capaz de içar a considerável marca de 25 t. Nessa lança, pode ser adicionado um jib oscilante com comprimentos entre 24 e 81 m, construído em incrementos de três metros para fornecer um comprimento máximo do sistema de 132 m. Uma gama de extensões de treliça fixa também está disponível.

Flexibilidade nos contrapesos

Um novo conceito de contrapesos reduz o raio de giro e facilita a montagem das placas de contrapeso. O contrapeso máximo é de 150 t, composto por uma placa de base de 20 t e placas de cinco ou 10 t, que oferecem um raio de cauda reduzido de 5,6 m. A placa de base pode ser montada a partir do caminhão estacionado na frente da cabine do condutor. Além disso, todas as placas de contrapeso são simétricas, e por isso podem ser colocadas à esquerda ou à direita sobre a placa de base.

A placa de base de 20 t pode ser retirada do caminhão de modo autônomo, passando por cima da cabine do condutor e posicionada sobre a substrutura. Desse modo, o uso de um guindaste auxiliar torna‑se desnecessário. Como opcional, é disponibilizada uma moldura adaptadora para contrapesos, que move o centro de gravidade do peso para trás, aumentando assim a capacidade de carga.

Tecnologias embarcadas

Dentre as tecnologias embarcadas, destaca-se o conceito SSL (Sideways Superlift), consagrado conceito da Demag. Com a Tadano, foi feita uma modificação significativa: os braços do Superlift são montados na frente, no cabeçote da base da lança principal, e são, portanto, mais compridos. Isso aumenta a estabilidade lateral e a capacidade de elevação da lança telescópica.  Com lança totalmente estendida, por exemplo, podem ser içadas cargas de até 37,9 t.

A fixação hidráulica dos braços do Superlift na lança principal também reduz o trabalho nas alturas. Graças às práticas plataformas de trabalho e à fixação hidráulica, o SSL pode ser instalado rapidamente e em segurança. Além disso, os guinchos Superlift são conectados ao cabeçote da lança principal com apenas um arranjo de cabos, dispensando o uso de roldanas.

Assistência ao operador

Outro recurso é o sistema de assistência ao operador, com seis câmeras para definir as configurações disponíveis de patolamento.  Com o Surround View, operador terá respostas gráficas de questões cruciais. Tais como: Qual deve ser a posição das patolas estabilizadoras? Qual deve ser o tamanho da área de giro do contrapeso? Um giro de 360° desobstruído é possível?

As seis câmeras distribuídas ao redor do guindaste transmitem todas as informações importantes a uma tela separada. Nos trajeto, as imagens eliminam os pontos cegos, de modo que até os menores obstáculos sejam notados. No canteiro de obras, são exibidas informações que facilitam o posicionamento ideal do guindaste. O sistema de controle IC-1 Plus também está disponível com o IC-1 Remoto, telemática e diagnóstico remoto.

O AC 450-7 traz muita força para a estrada sem deixar de atender às normas sobre emissões EU V, Tier 4F e ECE-R96. O motor diesel Stage V / Tier 4 e a transmissão são Mercedes-Benz.

Em razão de sua flexibilidade operacional,  o Demag AC 450-7 pode ser utilizado em uma grande variedade de aplicações. Dentre as quais, montagens e desmontagens de gruas de torre, manutenção ou montagem de refinarias, fábricas de papel e celulose, cimenteiras, mineradoras, parques eólicos e plantas siderúrgicas. Em projetos de infraestrutura, é indicado para içamentos pesados de vigas, pontes viadutos, por exemplo.

 

Principais especificações:
Categoria de capacidade de carga: 450 t
Contrapeso: 150 t
Lança principal: 80 m
Lança auxiliar 81 m
Potência do motor: 460 kW/617 HP
Raio Máximo: 98 m
Comprimento máximo do sistema: 132 m
Comprimento do chassi: 15, 99 m
Comprimento total: 17,62 m

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