A expansão de uma ponte que atravessa a autoestrada A1, perto de Colônia, na Alemanha, envolveu desafios únicos para o prestador de serviços de guindastes Neeb, de Wuppertal, razão pela qual a escolha do guindaste mais adequado para o trabalho foi extremamente importante. A equipe decidiu que o guindaste todo-terreno Demag® AC 500-8 era a máquina perfeita para o projeto.
“Um guindaste um pouco menor provavelmente também poderia cuidar do trabalho. No entanto, teríamos que configurá-lo com sua configuração completa no site de trabalho, e não havia muito espaço disponível para isso. Por isso, decidimos usar o Demag AC 500-8, pois sabíamos que sua grande capacidade de elevação permitiria que ele realizasse facilmente todos os içamentos previstos, mesmo com uma configuração básica. Em outras palavras, foi a melhor escolha, técnica e economicamente ”, explica o gerente geral Armin Neeb.
Configuração através do guard rail
O guindaste conseguiu chegar ao local sem problemas, acompanhado por apenas quatro caminhões que transportavam o contrapeso e acessórios necessários. A montagem do guindaste, no entanto, foi um trabalho muito mais complicado: “Como já havia estruturas de construção de eixos e componentes pré-moldados de outras empresas de construção, tínhamos muito pouco espaço para trabalhar. Isso significava que tínhamos que colocar os caminhões de contrapesos na pista oposta e depois montar o guindaste do outro lado da estrada e da grade de proteção ”, relata Neeb. Apesar do trabalho extra e da complexidade envolvida, foram necessários três técnicos de montagem da Neeb para configurar com sucesso o Demag AC 500-8 com uma lança principal de 37,9 metros e 120 toneladas de contrapeso, para que estivesse pronto para cuidar dos próximos oito içamentos principais, cada um deles lidando com uma viga de aço de 51 toneladas, de 37 metros de comprimento, para a ponte.
No entanto, o verdadeiro desafio para a equipe Neeb ainda estava à frente, já que o guindaste tinha que passar por cima do parapeito para descarregar as vigas de aço – assim como os contrapesos anteriores – dos trailers do tipo dolly nos quais haviam sido transportados. Os próprios ascensores necessitavam de precisão absoluta, uma vez que as vigas tinham de ser colocadas nos pilares numa posição perfeitamente horizontal.
Para tornar as coisas ainda mais difíceis, a ponte atravessa a auto-estrada em um ângulo de 80 °. Além disso, o guindaste teve que ser reposicionado sem entrar na ponte vizinha de Leverkusen. Apesar de todos esses desafios, no entanto, a equipe de sete pessoas da Neeb foi capaz de manter tudo sob controle em todos os momentos, graças à sua preparação meticulosa.
Os dois operadores de guindastes conseguiram completar todos os içamentos dentro do prazo planejado de 48 horas em um final de semana. “Em retrospectiva, o Demag AC 500-8 foi a melhor escolha que poderíamos ter feito. Eu realmente acho que seria quase impossível cumprir o cronograma com qualquer outro guindaste ”, conclui satisfeito Dirk Salzer, gerente de projetos.