Atendendo a um projeto da Yara Brasil Fertilizantes, a divisão de equipamentos portuários da Terex desenvolveu uma solução integrada para o carregamento de granéis sólidos no Porto do Rio Grande (RS), composta por dois guindastes pórticos modelo Gottwald 6 e duas tremonhas HSH 1200 DS. Os equipamentos, cuja instalação será concluída entre abril e maio de 2015, vão operar em pares de guindaste/tremonha, permitindo o carregamento simultâneo de até duas embarcações da categoria Panamá.
Com esse projeto, a capacidade de carregamento de granéis sólidos da produtora de fertilizantes vai duplicar no Porto do Rio Grande, conforme explica Giuseppe Di Lisa, vice-presidente de vendas e serviços da Terex Port Solutions. “Além disso, esse sistema evitará o uso do equipamento de manipulação do próprio navio”, ele completa. O executivo ressalta ainda as medidas adotadas para proteção anticorrosão dos equipamentos, como o uso de componentes feitos em aço inox e de pintura testada para aplicação em alto mar.
Os dois modelos Gottwald, derivados do guindaste portuário móvel G HSK 6448 B da Terex, com garras de quatro cabos, serão equipados com pórticos para uma bitola de 10 m e altura livre de 7 m. A carga permitida sobre trilhos, de 22 t/m, exigirá um total de 48 rodas (12 para cada canto do guindaste), o que também representa uma inovação, uma vez que os projetos anteriores vinham com, no máximo, 32 rodas. Eles poderão elevar 100 t de carga, executando raios de até 51 m e com capacidade para agarrar 50 t em curva.
As tremonhas HSH 1200 DS, por sua vez, com capacidade de 1.200 t/h cada, vão operar no mesmo par de trilhos dos guindastes pórtico aos quais estarão conectadas por hastes de acoplamento. Elas contarão com sistema de proteção contra poeira, que elimina qualquer tipo de derramamento das matérias primas manipuladas e, consequentemente, evita a corrosão de seus componentes. “Os operadores de terminais, que já conhecem o desempenho dos nossos equipamentos na movimentação de contêineres, ficarão impressionados com nossas soluções para a movimentação de granéis sólidos, principalmente em um segmento agressivo como o de fertilizantes”, conclui Giuseppe Di Lisa.