Pode-se imaginar os desafios para transportar componentes eólicos nas regiões montanhosas e sujeitas a ventos fortes da Grécia. Não é por outra razão que esse tipo de operação geralmente fica a cargo da empresa líder em içamentos e transportes pesados daquele país.
Trata-se da Anipsotiki, com 50 anos de atividades, que incluem também serviços de montagem e manutenção de usinas eólicas em regime turnkey, ou seja. “chave na mão”, pronta para funcionar. A Anipsotiki já participou da instalação de 119 parques eólicos até hoje.
E um equipamento tem sido decisivo para superar as adversidades no trajeto, principalmente com o aumento gradativo das dimensões dos componentes eólicos nos últimos anos. A empresa transportou nada menos do que 366 pás de turbinas eólicas. Sempre usando um transportador Goldhofer FTV 300 conjugado a um levantador de lâmina FTV 550.
No FTV, a pá da turbina é montada horizontalmente da mesma forma que é finalmente montada no cubo do rotor. Com o mecanismo de inclinação hidráulica e sistema de pivô de 360 graus, a lâmina de turbina pode ser erguida em um ângulo de 60 graus e girada em torno de seu próprio eixo conforme necessário.
Além de evitar a necessidade de derrubar árvores em estradas florestais sinuosas, o recurso combinado de inclinação e pivô torna o progresso fácil e aerodinamicamente seguro. Mesmo nas curvas mais apertadas em seções íngremes da rota, sem que as lâminas sejam afetadas adversamente pelas mudanças no vento forças ou ângulo de ataque.
Para contornar ruas em áreas construídas, o mecanismo de inclinação é usado para levantar a lâmina alto. O suficiente para passar por cima de obstáculos à beira da estrada, como beirais e árvores. E também abaixar a lâmina. A fim de permitir uma passagem segura sob linhas de energia e outras estruturas com restrições de altura para veículos.