Um guindaste sobre esteiras Demag® CC 8800-1 foi usado para içar quatro tambores de coque. Com pesos de até 400 t. A operação ocorreu entre fevereiro e março em uma refinaria de petróleo russa. A locadora russa M-Kran recebeu recentemente o equipamento da fábrica da Demag, em Zweibrücken, na Alemanha.
Foram necessárias mais três semanas para montar o guindaste no local em condições de inverno. Na montagem foi utilizado um equipamento auxiliar, de 350 t. A montagem foi considerada rápida, em razão do porte do Demag® CC 8800-1. Além do espaço apertado, um grande número de edifícios e muito material de construção.
Reforço no contrapeso e na rigidez da lança
Nos içamentos, o CC 8800-1 utilizou um Boom Booster com uma configuração BSWSL Superlift. Isso garantiu uma lança principal de 66 m com uma extensão de 48 m, com 295 t de contrapeso na superestrutura. Os içamentos foram então executados com contrapeso superlift adicional de até 520 t.
O Kit Boom Booster foi projetado para aumentar a rigidez da lança principal, com ganho, segundo a Demag, de até 90% na capacidade de elevação do CC 8800-1 com determinadas configurações. O kit Boom Booster pode ser encomendado diretamente com um novo guindaste ou adaptado como um kit para guindastes que já foram entregues.
Um gigante manobrável e fácil de operar
Com o Boom Booster e a ajuda de um guindaste auxiliar, o CC 8800-1 conseguiu lidar com todos os içamentos de maneira confiável em sua programação. As cargas mais pesadas consistiam em seis estruturas de suporte de aço para os tambores de coque, cada uma pesando entre 200 e 400 t. Enquanto isso, os próprios tambores chegaram a 200 t. Além disso, o guindaste também teve que levantar outros componentes que pesavam menos. Como alguns componentes tinham dimensões grandes demais para o transporte rodoviário, eles foram desmontados e entregues dessa maneira no local de trabalho. Onde foram pré-montados no chão para que pudessem ser levantados.
Os içamentos dos quatro tambores de coque seguiram o mesmo padrão básico. Com exceção dos que tinham que ser elevados a uma altura de 65 m e, no caso da última estrutura de aço, a 88 m. E essa foi uma das muitas ocasiões em que o Demag CC 8800-1 realmente brilhou aos olhos do diretor-gerente da M-Kran, Alexander Naumov. “Ficamos simplesmente surpresos com o quão manobrável e fácil de operar era o guindaste era, apesar de seu tamanho gigantesco”. O CC 8800-1 passou um mês inteiro no local de trabalho, conforme planejado originalmente, e o exigente projeto foi concluído dentro do prazo e para a satisfação total de todos os envolvidos.