Com a série STEPSTAR, a Goldhofer adicionou uma nova geração de semirreboques rebaixados. Os modelos, de três a cinco eixos, foram projetados para operações diárias de transporte. Com cargas máximas de 12 t por eixo e cargas úteis de até 70 t. As novidades incluem um sistema inteligente de fixação da carga e acessórios que facilitam a operação.
Alta carga útil, baixo peso morto. Essa foi uma das premissas no desenvolvimento do projeto. E foi equacionada com a redução de peso dos modelos da nova série, garantindo um ganho de 1 tonelada ou mais na carga útil. “Com o STEPSTAR, as companhias de transporte e construção ganham em eficiência e economia na utilização de suas frotas”, diz Rainer Auerbacher, principal executivo de tecnologia de transporte da Goldhofer.
Para aumentar a vida útil, os modelos da série STEPSTAR em suas diferentes configurações vem equipados de fábrica com componentes premium robustos, de baixa manutenção. Incluindo eixos e trem de pouso (landing gear) da BPW. Bem como pernas de apoio de cauda com ajuste automático de altura. Todos com alto grau de padronização e, portanto, maior disponibilidade na reposição. Outro recurso é o sistema de iluminação LED, para garantir visibilidade no período noturno e mau tempo..
Sistema inteligente de amarração de cargas
O sistema inteligente de amarração nos semirreboques “STEPSTAR” oferece grande flexibilidade para fixar cargas. Ele inclui grande número de pontos de ancoragem e anéis de amarração. Não só na armação, mas também no rebaixo da lança da escavadeira e no pescoço de ganso. Além das bolsas do contêiner Wader e dos olhais de amarração de encastrar na cauda, todo o convés também é equipado com anéis de amarração (RUD Optilash Fix 10 t) que se retraem para dentro do quadro.
Como destaque especial, um extra opcional está disponível na forma de estacas de bolso no pescoço de ganso para fixação da carga em forma. Outro acessório útil é a cobertura do deck TraffideckGO, que combina maior segurança da carga com menor necessidade de amarração.
Flexibilidade no transporte de máquinas de construção
Projetado para o transporte flexível de e para os canteiros de obras, o rebaixo extra longo e largo da lança da escavadeira no “STEPSTAR” não tem membros transversais e está aberto para a parte traseira. Isso possibilita o transporte de braços de escavadeira ainda maiores, reduzindo simultaneamente a altura total, uma grande vantagem em rotas com restrições de altura.
“O resultado final aqui é menos incômodos com licenças e um trabalho mais econômico”, diz Robert Steinhauser, Diretor de Vendas Europa / Norte da África. Carga e descarga são operações igualmente rápidas e simples como o novo semirreboque Goldhofer vem com rampas leves e longas. As quais são adequadas para quase todas as cargas autopropulsionadas. Com ajuste simples para aumentar a largura para 2.990 mm ou deslizar as rampas completamente juntas.
As vantagens também incluem um baixo ângulo de rampa e um mecanismo de abaixamento favorável ao solo. As rampas, que podem ser montadas posteriormente, conforme necessário, também oferecem montagem e remoção rápida e fácil. De modo a garantir economia de combustível na viagem de retorno e uso flexível dentro da família “STEPSTAR”.