A Scania tem feito testes em várias regiões o país com um caminhão movido a gás. Especificamente, GNV (Gás Natural Veicular) e/ou biometanoque. Agora, chegou a vez da região Nordeste, em Pernambuco. Iniciativa tem como parceiros o Grupo HCL e a Solar, a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil
O modelo é o R 410 6×2. A primeira fase de testes irá durar de três a cinco meses. São cerca de 30 t de açúcar transportadas e 200 km percorridos diariamente. Desde o início de dezembro de 2019, quando os testes começaram. Segundo a Scania, a opção é 15% mais econômica em relação aos motores a diesel. E pode reduzir até 15% as emissões de CO2 se abastecido com GNV (Gás Natural Veicular). E até 90% se utilizado com biometano.
Não se trata de conversão de combustível. “Eles têm garantia de fábrica e tecnologia confiável. Têm desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem 20% mais silenciosos”, afirma Silvio Munhoz, Diretor Comercial da Scania no Brasil.
“Sem dúvida, é um caminhão muito viável. Estamos fazendo os testes desde dezembro em situações extremas. São terrenos arenosos, muitos buracos, aclives, pistas irregulares e a aderência é realmente muito boa. Não foi necessário fazer nenhuma manutenção até agora”, diz Hebert Carvalho, proprietário do Grupo HCL
Ele lembra que o consumo do gás é muito similar ao do diesel. Mas o valor do gás em Pernambuco é mais acessível que em outros estados. “Estamos estudando a viabilidade de produzir o nosso próprio combustível. Com isso, a redução do custo cai para mais de 60%”.