A PONTE CHINESA ACIMA DAS NUVENS

A PONTE CHINESA ACIMA DAS NUVENS

Por Ricardo Gonçalves

gruas potain ponte china inter 14O Grupo China Railway Major Bridge Engineering (CRMBEC) é o contratante principal de um ousado projeto na China. Trata-se de uma ponte na região sudeste do país, conhecido pelas montanhas e pela alta neblina local. Aliado a isso, o projeto conta com pilares de 280 m de altura, ultrapassando até algumas nuvens. Aos poucos, é uma prova de que o céu já não é mais o limite.

Para a construção da ponte Chishi Grand, que se estende por 1470 m e tem largura de 70 m, a empresa utilizou seis de suas gruas Potain. Foram utilizados dois modelos MC 200 e quatro mistos, com estrutura e lança principal MC 480 e jib do MC 320 K16. Chegaram à obra em março de 2011 e operaram por mais de dois anos e meio com o içamento de estruturas de aço de até 16 t, que formaram os pilares, testando a capacidade máxima dos equipamentos. As gruas Potain foram removidas recentemente.

gruas potain ponte china inter 14 3“Trabalhamos com equipamentos Potain desde 2002. Temos um ótimo relacionamento devido à qualidade dos equipamentos e ao atencioso serviço da empresa”, relata Jian Xiong, gerente de projetos da CRMBEC. “A tecnologia avançada e operação confiável das gruas nos dão a paz de espírito necessária a esse tipo de projeto de larga escala. Não podíamos ter atrasos, pois causaria um grande impacto no restante do projeto. Para ser sincero, passamos um tempo considerável analisando a correta escolha dos equipamentos”, completa.

gruas potain ponte china inter 14 2Houve um trabalho estreito com o Manitowoc Crane Care para vencer grandes desafios e conseguir executar as obras. Além da altura, o clima subtropical da região apresenta chuvas de monções e umidade extrema, o que atrapalha fortemente o içamento. Outra questão eram as nuvens, que não davam vista para o chão, tornando ainda mais importante a comunicação entre os funcionários e operadores.

Até o fim deste ano, uma das maiores pontes estaiadas do mundo já estará a serviço dos chineses. Será parte da Via Expressa Xiarong, ligando os municípios de Rucheng e Chenzou. Se bobear, já resultará quase numa concorrência de local com os aviões…

1 comentário em“A PONTE CHINESA ACIMA DAS NUVENS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×