O Terminal Portuário da Ponta do Felix (TPPF) iniciou nova fase de expansão. Estão previstos investimentos de R$ 150 milhões no Porto de Antonina (PR). O TPPF é o único terminal em operação no Porto de Antonina, primeiro porto instalado no litoral paranaense. Expansão vai dobrar capacidade de movimentação do terminal. Capacidade de movimentação passará de 2 para 4 milhões de toneladas/ano. Projeto inclui conjunto de silos, novo armazém e terceiro berço de atracação
A obra atual, já iniciada, prevê a construção de um novo armazém para fertilizantes. Em área de 17 mil m2, com capacidade para 120 mil toneladas de produto. Será interligado por correias transportadoras com os berços operacionais. Os investimentos nesta obra são de R$ 70 milhões.
Esta é mais uma etapa do projeto de modernização e readequação do TPPF. Serão investidos mais R$ 25 milhões nos próximos 9 meses. O que inclui a construção de um conjunto de silos verticais, para grãos, farelo e cereais. A obra já foi contratada e encontra-se na fase de mobilização de pessoal e equipamentos.
Além disso, o projeto prevê a expansão do cais atracação em 170 metros. Desde o início das operações em Antonina, já foram investidos mais de R$300 milhões pelo TPPF. Incluindo estruturas de armazenagem e equipamentos.
Mercado
O TPPF atende produtores mundiais e importadores brasileiros de fertilizantes. Dentre eles, destaca-se a Uralkali, empresa russa. A qual responde por 25% de toda a produção global de potássio. Matéria-prima para produção de fertilizantes, sendo a líder mundial do segmento.
A Uralkali no Brasil é cliente e acionista do terminal. O CEO, Marcel Cisneros, conta que o a empresa está investindo há cerca de oito anos no TPPF. “Com a expansão, poderemos direcionar cada vez mais navios para o terminal de Antonina. E assim, gerando receita e renda para toda a cadeia logística”.
A nova dragagem do canal de acesso ao porto de Antonina foi apontada como determinante. Para que um maior número de navios pudessem ser movimentados. Está sendo feita pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. E deverá restabelecer a profundidade do canal para 9,5 metros ainda este ano. Essa ação somada com as atuais obras em andamento, permitirá dobrar a capacidade de movimentação. De graneis sólidos, cereais, açúcar ensacado, fertilizantes e carga geral”, explica Gilberto Birkhan, diretor presidente do TPPF.
Nos últimos anos, o terminal aumentou movimentação de 313 mil toneladas, para 1,6 milhão de toneladas por ano. Apenas nos primeiros seis meses de 2019, o terminal de Antonina aumentou em 43% a sua movimentação de cargas. Oassando de 343 mil entre janeiro e julho de 2018, para 493 mil no mesmo período deste ano.
A expectativa do TPPF para este ano é movimentar cerca de 1,7 milhão de toneladas de fertilizante. Além de farelo de soja, cereais, açúcar ensacado e cargas gerais.