A Librelato comemora 50 anos anunciando investimentos, expansão e modernização industrial. No melhor momento de sua história, empresa já é a terceira maior implementadora do País e registra exportação crescente. A Librelato trabalha em três turnos para atender a demanda do mercado.
Com produtos inovadores, três fábricas e grandes investimentos em processos de qualidade e produtividade, empresa apresenta crescimento acima do mercado. Hoje possui 1.500 colaboradores e registrou receita de R$ 570 milhões em 2018. Desde a sua fundação a empresa já produziu mais de 60 mil equipamentos.
A Librelato cresceu mais de 100% no ano passado em relação a 2017 e prevê 17% de market share neste ano. Em 2018, a empresa comercializou 7.000 implementos rodoviários no Brasil. A expansão da marca foi de 49,1% em relação a 2017, segundo dados da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Metas e expectativas para 2019
Em 2019, a empresa prevê investimentos da ordem de R$ 25 milhões, em desenvolvimento de novos produtos e construção de uma área fabril de 9.000m². Em 2020, está prevista a ampliação de área administrativa que chegará a um total de 3.150m² até o final de 2019, além de contratação de pessoal.
Com a ampliação, a capacidade de produção subirá de 11 mil unidades/ano para 14mil unidades/ano. A empresa iniciará ainda este ano uma nova força-tarefa para aquisição e introdução de tecnologias voltadas à indústria 4.0 nas unidades de produção.
“A Librelato deixou de construir equipamentos baseados na força e no peso, para combinar tecnologias leves e ao mesmo tempo robustas”explica José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. “Tudo isso exige investimentos em modernização e desenvolvimento de produtos, além de expertise no setor”. Atualmente a Librelato investe 3% de sua receita operacional em inovação e tecnologia.
A empresa está abrindo novos mercados na América do Sul por meio do MoveBrazil, Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários da qual a Librelato faz parte. O Programa foi lançado há três anos e conta com organização da Anfir e Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. No ano passado quando a empresa bateu recorde de exportações: foram quase mil unidades exportadas para o Paraguai, Chile, Uruguai e Bolívia, 40% a mais em relação a 2017.
Os equipamentos mais vendidos foram os modelos graneleiro, basculante, tanque, florestal e furgão lonado, enquanto os segmentos líderes de compras foram o agrícola, de construção, florestal e de bebidas.
Retrospectiva histórica
O principal momento na história da empresa ocorreu em 1998, com a produção do primeiro semirreboque da marca. A expansão dos negócios levou à inauguração em 2007 de sua primeira filial, em Capivari de Baixo (SC), a partir de 2007. Um ano depois, inaugurou sua segunda nova unidade industrial em Içara, no mesmo estado, onde opera até os dias de hoje. Três anos depois, inaugurou mais uma unidade na cidade de Criciúma (SC).
Em 2011 a empresa tornou-se uma Sociedade Anônima, por meio de acordo com o Fundo de Investidores CRP VII, gestora de recursos com sede no Rio Grande do Sul, que possui cerca de 40 anos de atuação no mercado brasileiros de Venture Capital e Private Equity. Vieram também os primeiros contratos fechados no mercado internacional.
Atualmente a Librelato possui três unidades fabris responsáveis principalmente pelos produtos de linha pesada (reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens), sendo duas em Içara-SC e uma em Criciúma-SC. A Librelato conta com cerca de 60 representantes comerciais no território nacional, além de distribuidores na Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. A empresa possui o Consórcio Nacional Librelato, que atua no ramo desde 2007.