A Rapid Response Solutions (RRS), especializada em levantamento, transporte e armazenagem no Reino Unido, superou uma série de desafios para instalar um transformador de 45 t na East Cowes Power Station, na ilha de Wight, recentemente.
A RRS aceitou um escopo de trabalho da empresa de transporte e logística CTS SpA para descarregar e deslocar o transformador para a posição, quando chegou da Itália, onde a Tironi havia fabricado a unidade de 6 m por 2,4 m por 4 m.
O principal desafio foi a própria subestação, que tinha várias áreas que não podiam ser desligadas, além de terrenos irregulares, onde uma estrada se inclinava em duas direções.
A RRS recorreu a seu sistema de deslizamento sobre trilhos Hydra-Slide ™ . Trata-se de um dos métodos mais econômicos, precisos e seguros para mover, carregar ou descarregar todos os tipos de cargas pesadas. O modelo HT300 tem altura total de apenas 7″ (180 mm). Isso economiza tempo de elevação e é ideal para trabalhar em espaços confinados.
Ele tem condições de empurrar 270 t com layout padrão de trilha dupla. O Hydra-Slide foi complementado nessa operação por suportes, blocos de madeira e sapatas de alinhamento.
Paul Barber, diretor administrativo da RRS, explica que o HT300 foi usado porque as condições do solo entre a estrada e a posição final de pouso a 15 m de distância não eram todas concretadas. Algumas áreas eram apenas pedras soltas e não suportavam carga. Também havia uma diferença de altura de 450 mm da posição de descarga para o local de instalação.
“Usando o HT300, conseguimos definir o suporte a cada 3 m para nivelar a pista em ambas as direções” diz ele. “O HT300 foi projetado para funcionar sem que as trilhas sejam totalmente suportadas, permitindo que ele transponha as lacunas”
Um aspecto interessante nessa operação é que não havia linha trifásica disponível no local. Apesar de tratar-se de uma estação de energia. Por isso, foi fundamental o fato do RRS poder trabalhar com um gerador de energia integrado.
Alguém poderia perguntar também porque não foi utilizado um guindaste nesse projeto. Barber explica que, além do espaço limitado no local e a inclinação do solo, não havia guindaste grande o suficiente disponível na Ilha de Wight, o que tornaria o custo de mobilização proibitivo.
O comprimento total da pista era de 18 m e no seu ponto mais alto, sobre a posição final de instalação, estava a mais de 1m do solo. O RRS teve que elevar o transformador com quatro conectores, remover o trilho e abaixar o transformador até o chão.
Como 15 m precisavam ser cobertos e não era possível se alinhar diretamente com o caminhão, as sapatas de alinhamento, usadas para a colocação final de cargas pesadas, moviam o transformador lateralmente para sua posição final, uma vez fora do sistema de deslizamento.