As inovações no semirreboque rebaixado STZ-L 4, segundo a Goldhofer, antecipam a tecnologia de veículos do futuro – incluindo pneus de baixo perfil, revestimento de polímero na plataforma e novo sistema eletrônico para direção e manobras. A maior novidade, sem dúvida, são os pneus, desenvolvidos especialmente para o novo veículo (com certificação da KBA, US DOT e da Escandinávia – que leva em conta terrenos montanhosos e nevados). Com uma “aspect ratio” de 60 e 55%, esses pneus são excepcionalmente planos e, portanto, reduzem significativamente a altura de carga e permitem que se transporte cargas ainda maiores com total segurança. Em comparação com um pneu convencional de 205 mm, o CARGO PLUS 60 é aprovado para uma carga por eixo de 10 t a 80 km / h, e o CARGO PLUS 80 para 12 t a 80 km / h. Com altura de carregamento tão baixa quanto 80 mm, os pneus tem construção robusta e podem ser adaptados para muitos veículos Goldhofer existentes.
Já a plataforma recebe cobertura de polímero resistente ao desgaste, que oferece excelente resistência a influências ambientais, como a luz ultravioleta, bem como danos relacionados à carga. A cobertura co-desenvolvida pela Goldhofer tem um coeficiente ideal de atrito para fixação de carga que é comparável ao emborrachamento, e consideravelmente mais leve, reduzindo o peso morto em até 500 kg por veículo em comparação com o revestimento de borracha . A espessura minimizada do revestimento também significa uma economia adicional na altura de carregamento. Em suma, maior durabilidade e resistência à abrasão e, consequentemente, maior vida útil. Os danos na cobertura podem ser reparados usando um kit de reparo e o material é ambientalmente amigável e altamente resistente a influências ambientais
No novo STZ-L 4, um sistema de direção eletrônica garante o ângulo ideal de desvio em todas as situações, levando em consideração o peso, as dimensões, a posição e o comprimento da carga. Isso resulta em um ângulo de direção que garante a manobrabilidade máxima para o semirreboque. O sistema de direção eletrônica permite escolher automaticamente entre modos de direção individuais e selecionar a configuração de direção correta para manobras ideais. O STZ-L 4 conta com três diferentes modos de direção e tecnologia de assistência otimizada: padrão (adequado para todas as configurações); contador (ótima manobrabilidade com configurações particularmente curtas); e diagonal (para deslocamento diagonal em espaços confinados).
O sistema de direção é altamente flexível e pode ser adaptado às condições de operação e aos requisitos do motorista. As configurações individuais são ativadas de uma só vez ou com um intervalo de atraso. Isso permite que o motorista reaja rapidamente com uma direção ideal para seções difíceis da rota, como entradas para canteiros de obras. Todas essas funções são controladas pelo controle remoto via rádio, que também pode ser usado pelo motorista. O sistema de direção eletrônica não só melhora a manobrabilidade do veículo. Há uma economia considerável em termos de componentes mecânicos, peso e desgaste sem sentido e, portanto, mais carga útil e menores custos de manutenção.