A Servi-Sá, empresa de locação de guindastes, localizada na região sul do estado do Rio de Janeiro, mais precisamente em Barra Mansa, atua no mercado de locações há 32 anos. A Servi-Sá tem, entre seus principais segmentos de atuação, as siderúrgicas, metalúrgicas, indústrias automobilísticas e construção civil. Detentora do contrato de locação de guindastes em uma siderúrgica, há mais de 10 anos, recentemente adquiriu o guindaste japonês da marca TADANO, o GR-150XL, para atendimento ao escopo da concorrência.
Trata-se de um equipamento extremamente compacto e moderno, com características de um guindaste Rought Terrain (RT), entretanto, diferente de outros modelos, ele é extremamente pequeno e compacto. Isso faz com que ele seja um equipamento especial, capaz de realizar trabalhos específicos em locais de difícil acesso.
“Ficamos extremamente satisfeitos com a tecnologia de ponta do equipamento, versatilidade, produção, capacidade e, principalmente, segurança de operação”, diz Joel da Silva Sá, diretor da Servi-Sá Autoguindaste Locação. “A Tadano esta de parabéns pelo equipamento produzido e, principalmente, pelo suporte prestado na entrega técnica pelo Fábio Rabello e Masaaki Nakai, que veio especialmente da fábrica do Japão para essa entrega.
Satisfação, segundo ele, que se estende à área comercial, com o comprometimento do gerente de vendas, Anilton Leite, desde a cotação, assinatura da compra, processo de importação no Japão até a chegada do equipamento nossa empresa. “Agradecemos também a atenção de Masatoshi Hirano, presidente da Tadano Brasil, que nos deu a honra de participar dos momentos de fechamento comercial e de entrega do equipamento”.
O guindaste hidráulico para terrenos acidentados, modelo GR-150XL, da Tadano, tem capacidade de 13,6 toneladas métricas (15 t). Conta com lança de 6 seções sincronizadas, com extensão de 5,3 a 23, 8 m. A velocidade de extensão a 18,5 m é de 52 segundos. O jib, de dois estágios, basculável na extremidade da lança, oferece alcance opcional de 3,6 m ou 5,5 m. Um dos grandes diferenciais do equipamento é o sistema de giro contínuo de 360° acionado por motor hidráulico de pistão axial, com redutor planetário.
Equipado com freio de giro, travado e liberado manualmente.A trava positiva, de 360º, do giro atua nos modos “pegar”, “carregar” e “transportar”. As operações, tanto do guindaste como da direção, podem ser executadas a partir da cabine montada na superestrutura giratória. A velocidade de deslocamento é de 49 km/h. O sistema hidráulico trabalha com duas bombas hidráulicas de pistão com vazão variável para as funções do guindaste (telescopagem, elevação e guinchos). E bombas de engrenagem, tipo tandem, para direção, giro e acumulador. As válvulas de controle, múltiplas, são acionadas por pressão piloto através de controle de alavancas, com válvulas de alívio incorporadas
Controles embarcados no pequeno gigante
Outro recurso fundamental modelo GR-150XL é o Sistema Eletrônico Tadano Indicador de Momento de Carga (AML-C), que monitora o comprimento dos estabilizadores e programa automaticamente a tabela correspondente de “Capacidades Nominais de Içamento”. Ele conta com função de bloqueio da alavanca de controle com pré-aviso sonoro e visual, indicador da posição da lança e do estado dos estabilizadores. Além disso, monitora o ângulo e comprimento da lança, ângulo de inclinação do jib, raio de trabalho, e capacidades nominais de içamento, com a leitura real das cargas – indicação da proporção entre o momento da carga real e o momento da carga nominal permissível.
O AML-C também permite a redução automática de velocidade e a parada lenta durante a elevação da lança e do giro. Outros recursos do sistema incluem um interruptor de registro das condições de trabalho, luz externa de aviso e leituras do raio de trabalho, ângulo da lança, altura da ponta da lança e
área de giro.
Configurações do conjunto transportador
O conjunto transportador é constituído por um motor Mitsubishi, diesel, de 4 cilindros, com injeção direta. Trata-se de um motor traseiro, seleção do tipo de tração por chave manual, com tração 4 x 2 na dianteira e 4 x 4 na dianteira e traseira. A transmissão é completamente automática, controlada eletronicamente, com conversor de torque com seletor do eixo de tração: 6 velocidades à frente e 2 reversas. A direção hidráulica controlada pelo volante tem quatro modos de direção disponíveis: 2 rodas dianteiras, 2 rodas traseiras, 4 rodas coordenadas e 4 rodas caranguejo.
Com pneus 275/80R22.5, os eixos (motor e trator) são do tipo flutuante na dianteira, e basculantes na traseira. A suspensão, com feixe de molas semielíptico, possui dispositivo de trava hidráulico. São três os sistemas de frenagem: serviço (a disco, hidropneumáticos nas 4 rodas); estacionamento/emergência (mola com liberação pneumática atuando no eixo de entrada do eixo dianteiro); e auxiliar (freio de exaustão eletro-pneumático). O GR-150XL tem quatro estabilizadores hidráulicos, com vigas e patolas,
controlados independentemente ou simultaneamente a partir da cabine.