A Ranger Lifting, empresa sediada em Sydney, na Austrália, especialista em equipamentos de elevação e montagem, adaptou o elevador a vácuo Acimex, fabricado na França, para atender a requisitos específicos de um projeto ferroviário, com execução de túneis pelo processo de escavação,TBM, que entra em sua fase decisiva. Serão instalados cerca de 1.000 elementos de sustentação em um período de dois anos. Leo Giuntini, gerente de desenvolvimento de negócios da Ranger, explica que a modificação foi necessária porque os elementos são mais robustos do que os utilizados em outros lugares em razão das características do solo ao longo da rota.
O equipamento funcionará com uma grua de monotrilho de 3 t de capacidade e 44 m de comprimento que, originalmente, tinha um limite de carga de trabalho (WLL) de 900 kg, aumentado pela Ranger para 1.350kg. Além disso, a Ranger mudou a orientação da cabeça de vácuo em 90 graus e alongou a barra de suporte. A Acimex fabrica todos os tipos de elevadores a vácuo para prender peças de concreto, aço ou PVC volumosas, mas a adaptação desse modelo demonstrou mais uma vez a capacidade da Ranger de personalizar uma solução para um projeto específico.
O projeto tinha um requisito para instalar elementos-chave para facilitar o uso de escavadeira TBM. O acessório modernizado será usado para levantar os elementos de moldes que são especialmente fabricados de cabeça para baixo, então eles têm que ser girados no ar antes da instalação. É importante ressaltar, diz Giuntini, que o sistema a vácuo deve ser capaz de manter os segmentos mesmo quando desconectada da energia. ”
A solução representou uma economia significativa de tempo e custo para o cliente, já que a alternativa para personalizar o produto existente seria a obtenção de um novo da França. Após consulta com o usuário final e uma empresa de engenharia local, Giuntini conseguiu supervisionar o projeto de modernização que fornecia uma solução adequada ao cliente. Conforme exigido pela Norma Australiana AS 4991-2004, o novo produto, operado por apertos manuais, teve que receber uma verificação de terceiros e foi testado em 110% da WLL. Uma bomba de vácuo maior também foi ajustada para a capacidade extra.
A Ranger está freqüentemente envolvida em projetos de túneis, acima e abaixo do solo. Seja a instalação de guindastes de guindaste na superfície para resgate de emergência ou a provisão de guinchos de alavanca de catraca e aparelhamento para uso muitos metros abaixo, é sempre importante que o equipamento resista aos rigores do setor e atenda às exigências de um dos os ambientes mais difíceis que existem. “A indústria de túneis serve como um exemplo de por que é sempre importante fornecer equipamentos de elevação e aparelhamento apenas a fornecedores especializados. É um dos setores mais desafiadores, mas gratificantes para servir, comemora” Giuntini