SEGURANÇA NA MANUTENÇÃO DE REDES ENERGIZADAS

Para atender um contrato com Furnas Centrais Elétricas, relativo à compra de 10 veículos destinados à manutenção em linhas de transmissão de energia, a Terex Utilities e a MAN Latin America desenvolveram um veículo sob medida para a realização desse tipo de serviço em redes energizadas. A Terex ficou responsável pelo fornecimento dos cestos aéreos com isolamento para 500 kV (TM 105) e para 750 kV (TM 125), dotados de braços articulados e telescópicos, acionamento totalmente hidráulico e giro infinito. A MAN, por sua vez, forneceu os caminhões VW Constellation 31.330, com tração 8×4, que foram adaptados para as implementações necessárias.

Ao todo, a Terex entregará para Furnas sete equipamentos do modelo TM 105, que atinge uma altura de trabalho de 32 m, e três do TM 125, os primeiros desse tipo a serem vendidos na América Latina e que chegam a 38 m de alcance vertical. Eles têm capacidade para elevar 362 kg, permitindo que o eletricista leve as ferramentas e materiais necessários ao serviço com segurança, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia.

Segundo o engenheiro Geraldo Cesar de Faria, da gerência de equipamentos de subestações e linhas de transmissão de Furnas, os veículos serão distribuídos entre as regionais da estatal de energia, para dotar suas equipes de manutenção eletromecânica de ferramentas adequadas a suas tarefas diárias. “Com isso, pretendemos aumentar não apenas a segurança no trabalho e a eficiência no processo, mas também a confiabilidade do nosso sistema elétrico.”

Os caminhões utilizados, os Constellation 31.330, contam com dois eixos direcionais, com maior distância entre-eixos e balanço traseiro dimensionado para atender à legislação brasileira e garantir o melhor desempenho junto às linhas de transmissão. De acordo com Célio Gonçalves Junior, diretor comercial da Terex Utilities, eles foram escolhidos devido a sua flexibilidade em receber as customizações necessárias à operação. “Estamos confiantes de que fizemos a melhor escolha para atender a esse pedido e temos convicção de que o cliente também ficará satisfeito”, diz ele.

Os 10 caminhões foram customizados no centro de modificações da MAN Latin America, a BMB, e atualmente estão sendo implementados na unidade da Terex Utilities, em Betim (MG), que a empresa incorporou com a aquisição da Ritz.

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