A Makro Engenharia realizou um importante investimento em tecnologia mobile (com acesso via celulares, tablets e PDAs) para gestão de suas operações, incluindo manutenção, segurança, logística e contratos – tudo com um simples toque, em uma única tela. O chamado Makro Mobile foi desenvolvido em parceria com empresas de tecnologia, com envolvimento de todas as áreas da Makro na especificação e validação do aplicativo. É o primeiro passo para o desenvolvimento de uma plataforma integrada entre a Makro Engenharia e seus clientes.
“Entendemos que, em plena revolução 4.0, o equipamento não é mais o diferencial, mas, sim, a tecnologia de gestão, que está ganhando cada vez mais o mercado”, diz David Rodrigues, CEO da Makro Engenharia. “Queremos que nosso time interaja com diversas plataformas digitais, trazendo uma nova experiência e, principalmente, eficiência para o cliente”.
Segundo ele, apesar da motivação inicial do projeto ter sido a de padronizar e otimizar processos de operação e de suporte, foram identificamos na fase de especificação do aplicativo, gargalos e problemas relacionados diretamente com os resultados operacionais, que impactam no cumprimento de metas e na performance de contratos. “Após 6 meses de utilização do aplicativo, já temos bons resultados, e bem consolidados, principalmente na área de segurança e manutenção”.
Em segurança, o volume de registros pró ativos, relacionados à situações de riscos, aumentou cerca de 25%, o que permitiu reduções nos índices de acidentes e danos materiais na ordem de 12% no período. Já em manutenção, houve um aumento no volume de checklists de manutenção dos equipamentos na ordem de 15%, que permitiu uma redução de perdas por indisponibilidade mecânica de cerca de 10%.
De acordo com David Rodrigues, os principais diferenciais do aplicativo, já nessa primeira fase, passam por garantir o cumprimento de rotinas, processos e procedimentos operacionais e de segurança. “Ele no dá visibilidade dos resultados e nas tomadas de decisões no curto prazo. E permite otimizar processos e recursos, nos dá confiabilidade dos dados, na possibilidade de integrações com sistemas legados da Makro, e obviamente, quanto ao valor agregado (Comercial) que temos em poder já na próxima fase, oferecer aos nossos clientes visões em tempo real de suas operações”.
O acesso do aplicativo é restrito a operadores, equipes de segurança e manutenção, além de líderes e gestores. Já o portal Web está limitado aos pontos focais de cada área da Makro, que fazem os acompanhamentos e apuração dos resultados, para nortear as tomadas de decisões, além de, é claro, o acesso aos clientes para validação diária dos boletins de medição.
No módulo de medição e contratos, o operador efetua o lançamento diretamente no app com a assinatura online do cliente que tem acesso ao portal web, para validar as informações que são checadas pelo back office da Makro. Posteriormente, a medição consolidada é enviada para aprovação do cliente.
“Em linhas gerais, com a utilização do aplicativo, explica o CEO da Makro Engenharia, “temos a possibilidade de mensurar diariamente informações relacionadas aos principais indicadores de segurança, operação, manutenção e logística”. O que permite avaliar o resultado de uma simples “blitz operacional”, até a apuração diária das medições por equipamento/contrato com validação online do cliente através do portal Web.
“Nesta primeira fase do aplicativo, o maior objetivo foi dar maior celeridade no acompanhamento de nossas rotinas operacionais e dos resultados obtidos, permitindo uma análise mais rápida, segura, e uma tomada de decisão mais assertiva, tendo em vista que as informações que circulam no aplicativo, são alimentadas diariamente e convertidas em indicadores dentro de cada unidade de negócio”.