ALTEAMENTO DE ESCAVADEIRA DE MINERAÇÃO

A MAIOR DAS MAIORES

Por Alexander Biskupski

Operação: Alteamento de Escavadeira de minério Marca BUCYRUS modelo 495, para a remoção dos truques e a substituição do rolamento de giro, sem a necessidade de desmontagem completa do equipamento.

Localização: Mina de Cobre localizada no Sudeste do Estado do Pará – Brasil

Carga Movimentada: (tipo e dimensões): Upper (Mesa superior completa) da escavadeira:

  • Largura: 13,0 [metros]
  • Comprimento:20,3 [metros]
  • Altura:14,0 [metros]
  • Peso Total Bruto (PBT): 1.750 [toneladas métricas]
  • Altura de alteamento:2,3[metros]

Equipamentos Principais e de Apoio:

  • 01 Dispositivo de Apoio;
  • 02 Vigamentos de Apoio;
  • 220 Dormentes metálicos bitolados padronizados;
  • 300 Blocos de apoio em Ferro Fundido;
  • 24 Calços metálicos padronizados;
  • 03 Unidades Hidráulicas Enerpac, Série ZU;
  • 03 Conjuntos de Cilindros Hidráulicos Enerpac, com sistema                                                                       “In Tanden” Série CLRG
  • 02 Chapas de aço para distribuição de carga no piso;

Esta escavadeira é, simplesmente, o maior modelo de escavadeira do mundo. Esta operação, com solução inédita em equipamento desse porte, gerou tecnologia e parâmetros técnicos para o resto do mundo.

  1. Demandas de manutenção:

A Bolbi Movimentações de Carga Ltda foi contratada para desenvolver o projeto e a metodologia de trabalho de alteamento, além do fornecimento dos equipamentos e a operação do referido sistema de elevação da escavadeira para a remoção completa dos truques e a substituição do rolamento de giro.

Por se tratar de um equipamento eletromecânico de extrema importância para o plano de lavra da mina, janelas de oportunidade de manutenção e reparo foram abertas e diversas frentes de serviço foram planejadas e executadas, dentre as mais importantes:

  • Recuperação estrutural da caçamba e da lança;
  • Recuperação estrutural e mecânica dos truques de locomoção;
  • Troca do circulo de giro;
  1. Descritivo Operacional:

 Inicialmente procedeu-se à retirada da caçamba para posterior envio à oficina central para inspeção e reparo estrutural.

A lança foi retirada de forma convencional com a utilização de 03 (três) guindastes hidráulicos telescópicos de 160 toneladas, e armazenadas próximo ao local para recuperação estrutural.

Na sequência, foi confiada à Bolbi o planejamento e a execução da engenharia de movimentação no sentido de desacoplar a mesa superior do chassi da escavadeira por completo, obedecendo prazos arrojados e evitando a desmontagem de subconjuntos e periféricos.

Optou-se em altear a mesa superior completa, observando o limite máximo de inclinação da máquina em até 1º (um grau), uma vez que na mesa superior havia um pino (eixo) de giro e no chassi inferior havia uma bucha de bronze com uma folga mínima, que se a carga inclinasse mais que 1º, certamente danificaria o conjunto de pino e bucha. Tais estruturas não poderiam ser avariadas, fletidas e/ou torcidas (esforços atípicos e não compatíveis ao dimensionamento)em nenhuma hipótese ao longo as atividades de elevação e descida da Escavadeira, mesmo porque, as peças de reposição e recursos, já tinham sido providenciados somente o necessário.

Na face frontal da escavadeira foi montado um dispositivo de apoio, validado pelo fabricante da escavadeira e pela engenharia do cliente.

Este dispositivo, foi necessário, pois a carga a ser alteada, não ultrapassa a dimensão dos truques.

 Sabíamos que o cenário era desafiador principalmente pelos motivos a seguir:

  • Área de difícil acesso (remota) – cava de extração mineral;
  • O equipamento não apresentava olhais de içamento para o conjunto completo;
  • Indisponibilidade de guindastes no mercado nacional com capacidade compatível. Consta na maior máquina escavadeira do mundo em operação (produtividade, dimensional e peso próprio);
  • Necessidade de se manter a carga suspensa para os trabalhos de manutenção e o agravante determinado por normas de segurança e “boas práticas” no sentido de não haver pessoas sob cargas suspensas.

 Diante desse panorama e da solução concedida pela Bolbi conciliou-se a necessidade de execução dos trabalhos sob a escavadeira e, sobretudo, com segurança para a equipe envolvida. Além de dispensar a utilização de guindastes de altíssima capacidade com redução significativa do período no qual a escavadeira permaneceria “parada” e improdutiva.O reflexo deste planejamento implica em pleno atendimento as diretrizes de segurança na fase de engenharia. Os recursos necessários para execução dos trabalhos foram listados nesta fase de metodologia e o cronograma executivo, constou em seguir o “passo a passo” de cada atividade, de forma simples e fácil entendimento as partes envolvidas.

O alteamento em si deu-se de forma gradual e constante através de cilindros hidráulicos de alta tonelagem. Para tal atividade, áreas e pontos “chave” e específicos do chassi da escavadeira foram determinados para o apoio e a elevação. A cada etapa, calços eram inseridos sob a máquina em pontos previamente dimensionados até se obter a altura requerida. A estabilidade do alteamento, assim como o nivelamento desejado, necessariamente, foi aferida(o) através de medições topográficas ao longo de cada etapa com extremo rigor e competência. Não havia espaço para erros e submeter a operação a riscos não mensurados poderia comprometer a operação e a segurança da equipe e a integridade física dos equipamentos.

O aspecto fundamental e determinante consta na “Segurança Operacional”. Sabe-se que a segurança é uma disciplina inerente a qualquer operação e projeto de engenharia. Elevar / Altear uma carga de tal magnitude num cenário relativamente hostil e com dificuldades de acesso e recursos limitados possibilitando intervenções sob o equipamento suspenso/apoiado traz consigo conceitos fundamentais tais como o “rigor técnico de planejamento”, “embasamento teórico de alto nível em projetos de engenharia desse porte”, atenção e cuidado as normas técnicas e de segurança do trabalho, credibilidade e confiança do cliente, fabricante de equipamento e demais partes envolvidas.

  1. Análise econômica:

A decisão de contratação da Bolbi deu-se pelo rigor técnico, segurança embarcada e experiências de alteamentos equivalentes. No entanto, sabiamente, o cliente não deixou de avaliar o impacto financeiro do projeto.

Este impacto foi avaliado em diversos cenários, sendo:

  • Quantidade reduzida de equipamentos mobilizados;
  • Quantidade de mínima de subconjuntos a serem desmontados;
  • Menor prazo e complexidade de intervenção.

Vale apena salientar que quando um equipamento deste porte, sendo o mesmo de utilização primária, encontra-se inoperante, dezenas de outros equipamentos ao longo da cadeia produtiva, também são afetados negativamente no que se refere a utilização física (produtividade), tais como, caminhões fora de estrada, carregadeiras,sistemas de britagem, correias transportadoras, usina de beneficiamento, entre outros.

Quem é a Bolbi Movimentação de Cargas

A Bolbi Movimentação de Cargas, sediada em Contagem (MG), é uma empresa familiar e sextagenária, administrada atualmente pela quarta geração. A Bolbi é a única empresa da América do Sul especializada no alteamento de escavadeiras de grande porte. Diferencia-se no mercado pelas soluções diferenciadas, desenvolvendo dispositivos e ferramentas específicas, “know how” e “expertise” em atividades de movimentação de cargas especiais, seja por dimensões, peso, acesso ou grau de complexidade técnica ou comercial.

(*) Alexander Biskupski  é Diretor  Operacional da Máquinas Bolbi Movimentação de Cargas

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