INTERNACIONAL
Por Crane Brasil
Por mais organizada que seja a Alemanha, não é difícil encontrar gargalos de congestionamentos nas estradas e em muitas de suas cidades. A movimentada área em torno da principal estação ferroviária de Stuttgart é um desses casos críticos. Pois, foi exatamente lá, em meados de junho, que Wiesbauer, locadora familiar, com 60 anos de atividades, gerenciada pelos irmãos Thomas e Jochen Wiesbauer, teve que erguer uma grua top-slewing de 90 m, para as construtoras STRABAG-Züblin e STRABAG-BMTI. Nada demais, a princípio, para uma locadora como a Wiesbauer que se orgulha em dizer que “a palavra impossível não faz parte do seu vocabulário”. Com sede em Bietigheim-Bissingen, e filiais em Neckarsulm, Schwaikheim e Plankstadt e na própria cidade de Stuttgart, mobilizou para essa montagem um guindaste todo terreno (ALL) de sua frota – o Demag® AC 500-8 – principalmente pelo seu design compacto e, portanto, maior manobrabilidade.
Mas, claro, que houve alguns desafios na operação. Embora o deslocamento do guindaste de oito eixos pelo centro de Stuttgart tenha sido relativamente tranqüila, o acesso ao local de trabalho, atrás dos edifícios do Landesbank Baden-Württemberg (LBBW), revelou-se significativamente mais complicado. O gerente de projeto da Wiesbauer, Marco Wilhelm, explica que a área atrás do banco não podia ser acessada diretamente, pois a estrada de acesso oficial passa por uma ponte com um limite de 30 t e não é projetada para suportar o peso das carretas mobilizadas.
Ou seja, uma rota alternativa teve que ser encontrada para esse deslocamento. O túnel privado usado pelo Landesbank Baden-Württemberg e Deutsche Bahn, que também leva ao local de instalação do guindaste de torre atrás do arranha-céu LBBW, foi a solução óbvia. Mas um dos cruzamentos mais movimentados de toda a cidade de Stuttgart teve que ser fechado brevemente às cinco horas da manhã para que o guindaste, o guindaste auxiliar e os reboques pudessem atravessar o túnel em sentido contrário à direção do tráfego.
Uma vez que as carretas estavam no local, foi a vez do Demag AC 500-8 confirmar as expectativas em relação ao processo rápido e facilitado de montagem. E confirmou. A equipe levou apenas 6 horas para montar o guindaste com configuração WIHI-SSL60 °, lança telescópica de 51,80 m, luffing fly jib de 66 m e 120 t de contrapeso. Isso possibilitou que o AC 500-8 alcançasse a altura necessária do gancho de mais de 104 m e levantasse os componentes do guindaste de torre, que pesavam até 13,5 t, em um raio de 43 m. A excelente capacidade de elevação em grandes alturas de gancho e raios foram fundamentais na operação.
Antes dos levantamentos reais para erguer o guindaste de torre, um guindaste auxiliar também foi utilizado para levantar os componentes das carretas rebaixadas e colocá-los no chão para que pudessem ser pré-montados. Depois disso, o Demag AC 500-8 assumiu o trabalho de montagem como guindaste principal. E aí sim, alguns importantes desafios tiveram que se superados. Como o guindaste de torre tinha que ser colocado entre dois prédios de escritórios ao lado do grande fachada de vidro do arranha-céu LBBW, era necessária uma precisão operacional extremamente alta.
E, além disso, todos os componentes do guindaste de torre tinham que ser posicionados acima e além do arranha-céu, e o jib tinha que ser montado sobre o último. Os operadores Karlheinz Moll e Steven Ziellmann também tiveram lidar com o fato de que havia uma parede bloqueando sua linha de visão e, consequentemente, tiveram que confiar nas orientações passadas por rádio por outros membros da equipe BMTI. Além disso, os dois prédios altos estavam sujeitos a efeitos de vento que precisaram ser incluídos no planejamento de rigging e exigiram a máxima concentração dos operadores em toda a operação.