O aparato logístico de Cingapura não para de surpreender o mundo. Um lance recente é Tuas, um megaporto, com programa de expansão continua até 2040. Não faltam inovações e uma delas está sendo testada desde já: guindastes dotados de câmeras e sensores e que podem ser operados remotamente a partir do CCO do operador portuário local.
O ganho de produtividade estimado inicialmente é da ordem de 20 a 25%, mesmo porque, somente 40 do contingente atual de cerca de 600 operadores trocarão as antigas cabines (posicionadas a uma altura de um prédio de 17 andares) pelo novo ambiente de trabalho – os demais serão treinados para novas funções. E isso porque, inicialmente, para aferir a segurança do sistema, somente o içamento e o translado dos contêineres serão automatizados.
O abaixamento da carga do navio ainda será feito pelo operador – por joystick e à frente do computador. Mas toda a operação será automatizada. E provavelmente estendida a todos os terminais de Cingapura – que acabam de bater um recorde no primeiro semestre, com a movimentação de 17,88 milhões de contêineres.
Boa Noite,
Eu sou o Fabiano Muniz da Silva, tenho uma empresa de construção e manutenção, a BLINDY BRAZIL SERVIÇOS LTDA..
Estou fazendo uma proposta de automatização para um dos guindaste do porto de Peiú, o TAKRAF – GUI – 601, o HULK
Gostaria de me orientar por algo que terá segmento e ampliação, assim como as obras dos SRs.