INTEGRAÇÃO DE GUINDASTES NO METRÔ DE SALVADOR

A Guindastes Centro Oeste participou em fevereiro de 2016 de uma importante etapa na ampliação da rede de metrô em Salvador (BA). Contratada pelo Consórcio Mobilidade Bahia (CMB), responsável pela construção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, realizou um total de 56 içamentos, em 11 dias na Estação Pirajá que, em 12 de junho, passaria a ser mais uma opção de integração com as linhas de ônibus da capital baiana.

A carga movimentada consistiu de 28 vigas pré-moldadas, com 38 m de comprimento e peso de 140 t. Para realizar o manuseio e içamento a 20 m de altura, a filial da Guindastes Centrooeste em Camaçari (BA) mobilizou dois guindastes Liebherr, LTM 1500 (500 t) e LTM 1200 (200 t) – um modelo Grove GMK 7450 (450 t) – além de 6 cavalos mecânicos com pranchas, e linhas de eixo com módulos de 6 eixos, para transporte das vigas.

O Liebherr LTM 1500 foi configurado com 26,5 m de lança e 60 t de contrapeso; o LTM 1200, com 17,7 m de lança e 72 t de contrapeso; e o GMK7450 com 17,7 de lança  e 72 t de contrapeso. A equipe da Centro Oeste no canteiro incluiu 2 encarregados, 5 operadores, 6 riggers, 8 mecânicos, um mecânico e um segurança. O içamento duplo com carga bastante elevada foi equacionado com o plano de rigging elaborado pela própria empresa e um modelo de serviço DTM ( desmontagem, transporte e montagem)..

O desafio mesmo foi o fato de que a área de movimentação dos equipamentos ficava em vias públicas – e daí foi necessário mobilizá-los à noite. “Isso nos dava pouco tempo para montar dois equipamentos de grande porte, realizar o içamento e desmontá-los para liberar a via. Mesmo assim, com todas as dificuldades, a obra foi entregue antes do previsto” diz Clélio Scopel de Andrade, diretor comercial da filial Bahia, da Centro Oeste.

A Guindastes Centro Oeste tem sede no Civit II, na Serra – Espírito Santo e possui filial em Camaçari (Bahia). Possui certificações ISO 9001, 14001 e 18001 e atende também Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e Alagoas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×