50 ANOS DA LINHA LIEBHERR DE GUINDASTES PORTUÁRIOS MÓVEIS

50 ANOS DA LINHA LIEBHERR DE GUINDASTES PORTUÁRIOS MÓVEIS

A Liebherr desenvolveu seu principal guindaste móvel portuário há cinquenta anos. As atualizações nesse período acabaram servindo para acomodar cargas maiores e mais pesadas, mantendo altos padrões de desempenho e confiabilidade. Isso incluiu atualizações na torre e na lança do guindaste, além de modificações em seu trem de força. Nos últimos anos, guindastes totalmente elétricos otimizados para eficiência energética e sustentabilidade ganharam destaque. E a mais nova série LHM se concentra em eletrônica avançada e tecnologia de sensores para automação futura.

O legado e a evolução do guindaste móvel portuário Liebherr não poderiam ser mais ilustrativos do que com o LGM 1130 introduzido em 1974. Os guindastes móveis portuários naquela época eram frequentemente usados como backup para guindastes de contêineres STS, posicionados sob o próprio guindaste de contêineres. Isso foi possível por meio de um design de torre dobrável que permitiu ao LGM dobrar sua lança, dirigir por baixo do guindaste de contêineres e se erguer novamente para então dar suporte ao STS. O LGM foi introduzido durante um período em que a conteinerização estava se tornando cada vez mais dominante e as rotas comerciais globais estavam se expandindo.

Os guindastes móveis portuários são famosos por sua flexibilidade e versatilidade, e essa característica foi reforçada ao longo do tempo. Capazes de lidar com várias aplicações, como manuseio de granéis, manuseio de contêineres e transporte de mercadorias pesadas, esses guindastes precisavam oferecer mais eficiência em comparação a outros equipamentos portuários. O trem de força com pneus de borracha proporciona excelente distribuição de carga, eliminando a necessidade de preparação extensiva do cais e permitindo fácil transição para novos projetos ou portos.

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Com a introdução do LHM 250 em 1996, novos padrões de eficiência e inovação foram estabelecidos. Este guindaste apresentava um trem de força em formato de X e rodas individualmente direcionáveis, permitindo melhor manobrabilidade em ambientes portuários cada vez mais estreitos. O LHM 250 também foi o primeiro guindaste portuário móvel Liebherr a incorporar telemetria, permitindo monitoramento remoto e transmissão de dados. Esta inovação foi crucial, pois a indústria exigia maior eficiência e guindastes maiores para lidar com o tamanho e a capacidade crescentes dos navios porta- contêineres.

“Ao longo dos anos, a Liebherr se adaptou continuamente às demandas do mercado, introduzindo modelos inovadores que tiveram impacto nas operações portuárias”, diz Sebastian Simon, gerente de produtos da Liebherr Rostock. “Nosso compromisso com a inovação e a qualidade nos tornou um parceiro confiável na indústria marítima.”

O LHM 500, lançado em 2002, continuou esse legado com seu design robusto e foco maior na sustentabilidade ambiental. A torre tubular e a lança do guindaste foram projetadas para aumentar a confiabilidade da estrutura de aço, estendendo o ciclo de vida do guindaste e reduzindo seu impacto ambiental. Em 2010, a inovação viu uma mudança em direção à integração de tecnologias digitais e automação em operações portuárias, com o LHM 550 incorporando telemetria avançada e outros recursos.

Melhorar as capacidades técnicas é apenas um aspecto da melhoria das operações logísticas. Maximizar o espaço limitado é outro, e as soluções de guindastes de pórtico se destacam nessa área. Os guindastes LPS da Liebherr têm sido essenciais nas operações portuárias por décadas. Suas configurações montadas em trilhos e chassis de portal com economia de espaço, combinados com a versátil tecnologia de guindastes móveis portuários, garantem o manuseio eficiente de cargas em locais apertados. A série LPS, incluindo modelos como o LPS 420 E, simboliza inovação e praticidade, manuseando contêineres, mercadorias a granel e içamentos pesados de até 308 toneladas com o LPS 800.

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Sistemas de assistência

Os sistemas de assistência lançados logo após o LHM 550 chegar ao mercado ajudaram a desenvolver as capacidades logísticas dos guindastes portuários móveis. O SmartGrip, lançado em 2014, é um sistema inteligente que otimiza as taxas de enchimento da garra por meio de autoaprendizagem. Ele oferece maior desempenho e quase elimina sobrecargas. As análises mostraram que apenas 70% da capacidade da garra era normalmente usada devido a fatores como ângulos subótimos e densidades de material variáveis. O SmartGrip se ajusta automaticamente, reconhecendo densidade a granel, compressão, granularidade e condições como profundidade de impressão e tipo de garra. Ele otimiza o enchimento até a capacidade máxima em sete ciclos, garantindo que a taxa exceda 70% a partir do segundo ciclo.

A necessidade de manusear cargas maiores e mais pesadas levou a uma modificação no desempenho do guindaste móvel portuário. Para acomodar cargas de projeto de elevação pesada, particularmente da indústria eólica, dois LHMs devem trabalhar juntos.

O Sycratronic foi desenvolvido e lançado em 2004 para maximizar o desempenho e o faturamento, melhorando a segurança e a eficiência das operações em tandem. Ele conecta dois guindastes por meio de uma Controller Area Network (barramento CAN), permitindo que seu Controlador Lógico Programável se comunique e sincronize os movimentos. Isso permite que o guindaste líder forneça informações sobre o ângulo de giro, altura de içamento e peso da carga para o guindaste seguinte, que então se ajusta automaticamente.

Com algoritmos avançados e sistemas de segurança, o Sycratronic permite a utilização total da capacidade de carga dos guindastes, superando a restrição típica de 75% em içamentos em tandem. Ele também aumenta a segurança monitorando e corrigindo mudanças no centro de gravidade da carga e elimina erros de comunicação entre os operadores de guindaste, reduzindo o risco de acidentes.

A tecnologia híbrida está desempenhando um papel crucial na modernização da logística portuária, tornando as operações mais eficientes e ecologicamente corretas. O sistema Pactronic da Liebherr, lançado em 2010, é um ótimo exemplo dessa inovação para guindastes portuários móveis. Este sistema usa um dispositivo especial de armazenamento de energia que combina gás e fluido hidráulico para armazenar e liberar energia quando necessário. Esta configuração inteligente aumenta as velocidades de içamento sem exigir um motor a diesel maior, o que significa menos poluição e melhor desempenho.

O sistema Pactronic também é conhecido por seu carregamento rápido, longa vida útil e reciclabilidade, tornando-o uma escolha inteligente e sustentável para o futuro da logística portuária. Ele tem uma capacidade de energia significativamente maior do que os dispositivos de armazenamento de energia elétrica usados convencionalmente, como capacitores de alto desempenho.

Modelo totalmente elétrico

Um dos desenvolvimentos de destaque na logística portuária na última década é a crescente demanda por uma infraestrutura mais sustentável. Em 2019, o LPS 420 E marcou um marco significativo como o primeiro guindaste de portal totalmente elétrico da Liebherr. Ele apresenta motores síncronos permanentemente excitados, reduzindo significativamente o consumo de energia, especialmente durante os períodos de inatividade. Todos os movimentos do guindaste — como elevação, içamento, giro e deslocamento — eram feitos por motores elétricos, sem necessidade de sistema hidráulico.

O LPS 420 E foi projetado para operações de granéis e contêineres de alta eficiência, refletindo o foco crescente da indústria na redução das pegadas de CO2. Mas não foi a primeira inovação para acionamentos elétricos. Por mais de um quarto de século, os guindastes móveis portuários da Liebherr não emitem CO2 durante a operação quando seus motores elétricos principais estão em operação, de acordo com o protocolo Scope 1 GHG, e desde que o porto tenha a infraestrutura correspondente para isso.

A nova série LHM, lançada em 2022, representa o futuro da tecnologia de guindastes com suas capacidades avançadas de automação. Este guindaste é preparado para automação de ciclo de trabalho supervisionado, preparando portos para o futuro da logística orientada por dados e infraestrutura renovável.

As inovações guiam o futuro

À medida que a indústria marítima continua a evoluir, a Liebherr continua comprometida em liderar o caminho em inovação e sustentabilidade. “As metas para o próximo meio século são claras: aprimoramentos técnicos contínuos dos guindastes, rápida adaptação a novos desenvolvimentos e manutenção da agilidade de uma empresa familiar com caminhos curtos de tomada de decisão”, observa Andreas Ritschel, gerente geral de vendas de guindastes móveis portuários na Liebherr-MCCtec Rostock GmbH. “A confiabilidade continua sendo uma pedra angular, tanto nos produtos quanto na expansão do serviço. Com uma presença firme por 75 anos e 50 anos de experiência e inovação em guindastes móveis portuários, a Liebherr está pronta para permanecer como líder do setor pelos próximos 50 anos.”

 

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