Desde o início de suas atividades, as inovações são a força motriz da Liebherr-Werk Nenzing GmbH. O ano de 2020 não é exceção. Os desenvolvimentos de produtos estão em pleno andamento. Hoje, três novas máquinas, para aplicações em fundações profundas, manuseio de materiais e içamento de cargas foram reveladas em apresentação online. E todos os modelos brilham com um novo design.
Design renovado
Todas as composições de cores da última geração combinam o clássico amarelo Liebherr com novos detalhes em preto, cinza e branco. O design reflete como a tradição de longa data e os valores da empresa se unem a tecnologias avançadas. O esquema de cores elegante prevalece em todos os grupos de produtos e confere às máquinas uma aparência distinta e reconhecimento imediato
O novo design se concentra em um nível ainda mais alto de segurança enfatizado, acima de tudo, por plataformas e grades aprimoradas no chassi superior. Graças à asa adicional para montagem de luzes ou câmeras, o design é mais flexível em geral.
Dentro da nova cabine, o operador experimenta imediatamente como o conceito geral se encaixa harmoniosamente: ruído reduzido, vista panorâmica e puro conforto do operador. Isso é obtido por meio de um sistema de ar condicionado moderno com fluxo de ar aprimorado, um campo de visão otimizado e um assento de operador ortopédico com aquecimento e resfriamento integrados. Segurança adicional é fornecida pela proteção contra pedras, mesmo nas aplicações mais difíceis.
Guindaste sobre esteiras a bateria
O LR 1200.1 unplugged e o LR 1250.1 unplugged são os primeiros guindastes sobre esteiras movidos a bateria do mundo. Ambos são acionados por motores elétricos com desempenho de sistema de 255 kW. Não há alteração alguma quanto ao desempenho ou disponibilidade quando comparado com as versões convencionais. O LR 1200.1 unplugged tem uma capacidade máxima de içamento de 200 toneladas e o LR 1250.1, de 250 toneladas. A cor azul na composição de cores, confere um visual distinto à série unplugged e simboliza a solução elétrica que representa uma tecnologia avançada. Os guindastes unplugged alcançam a melhor combinação possível de benefícios para o operador, eficiência e sustentabilidade ambiental.
Graças à Emissão Zero, as novas máquinas são livres de emissões e têm um nível de ruído muito baixo. Isso é uma grande vantagem em áreas sensíveis ao ruído e também para as pessoas que trabalham no canteiro de obras. Os guindastes podem ser recarregados com alimentação elétrica convencional (32 A, 63 A) em 4,5 horas e, opcionalmente, com 125 A em 2,25 horas. A capacidade da bateria é projetada para autonomia de operação de elevação de 4 horas. De acordo com seu nome, os guindastes podem ser operados sem cabo, portanto “desconectados” graças ao projeto de acionamento elétrico a bateria. “Especialmente o ano de 2020 mostrou que é preciso ter a mente aberta e ousar para desbravar novos caminhos. Com nossos guindastes desconectados, oferecemos aos nossos clientes um projeto alternativo de acionamento.
Como já vimos com a LB 16 unplugged, a primeira máquina perfuratriz movida a bateria, a estratégia é um sucesso total. Requisitos rígidos em relação à sustentabilidade ambiental em licitações para projetos de construção aumentam a demanda por tecnologias mais avançadas. Para nós, ficou claro que estendemos e estabelecemos com sucesso o design em outras classes de produtos ”, disse Gerhard Frainer, Diretor de Vendas da Liebherr-Werk Nenzing GmbH.
Nova geração Heavy-Duty
Com o novo HS 8070.1, a Liebherr apresenta a mais nova geração de guindastes sobre esteiras Heavy-Duty. A máquina tem uma capacidade de elevação de 70 toneladas e é a primeira escolha para diversas aplicações, como: manuseio de materiais, trabalho de fundação profunda ou trabalho de elevação. Com o novo sistema de auto-carregamento (Sistema Jack-Up), as esteiras podem ser facilmente desmontadas para transporte, reduzindo o peso de transporte para menos de 35 t. As plataformas e grades não precisam mais ser removidas antes do transporte. Em vez de um único contrapeso, a máquina agora possui um sistema modular.
O guindaste sobre esteiras Heavy-Duty pode ser equipado individualmente, dependendo da aplicação. Além disso, a lança do HS 8070.1 é compatível com o HS 8100.1. Portanto, os usuários podem usar acessórios como a garra HSG 5-18 em ambas as máquinas e instalar paredes diafragma de maior espessura com uma máquina mais compacta. Ao contrário do sistema fixo, o novo sistema flutuante do cavalete garante maior desempenho em aplicações dinâmicas. Também simplifica e agiliza a montagem e o transporte da máquina. O design amigável se estende até o tanque, que é facilmente acessível por meio de uma plataforma no chassi – um exemplo perfeito da estratégia de design moderno.
Fundações profundas
A perfuratriz e bate-estaca compacta modelo LRB 23 fecha a lacuna entre o LRB 16 e o comprovado LRB 355. O novo equipamento, versátil para trabalhos de fundação profunda, oferece uma potência de motor impressionante de 600 kW e assim fornece a capacidade necessária para todos os trabalhos comuns de fundação profunda, como perfuração Kelly, dupla rotação, equipamento de deslocamento total e hélice contínua, bem como soil mixing e aplicações com um vibrador ou martelo hidráulico. Seu design compacto permite o transporte do LRB 23 completo, simplificando a mobilidade entre os canteiros de obras.
O controle remoto simplifica o processo de carregamento para o transporte e a montagem da máquina. As vantagens do mastro fixo são comprovadas em operação. Como ela pode suportar torques elevados, até mesmo a perfuração Kelly é possível, o que é único em uma máquina desse porte! O acionamento rotativo BAT 300 oferece um torque máximo de 300 kNm. O travamento das seções telescópicas da haste Kelly é facilitado significativamente com o auxílio do sistema de visualização Kelly no LRB 23. Graças à exibição em tempo real dos recessos de travamento da haste Kelly no monitor da cabine, o operador é informado permanentemente sobre a distância real para o próximo recesso de bloqueio. As indicações por cor informam quando a barra pode ser travada. Além disso, o falso posicionamento da barra Kelly durante o processo de limpeza é indicado por meio de um sinal de alerta.
Durante a perfuração com hélice contínua, o processo de concretagem é automatizado graças ao assistente de perfuração. Todos os sistemas de assistência contribuem para a economia de tempo, maior disponibilidade da máquina e um aumento significativo da segurança durante a operação. A perfuratriz e bate-estaca convence pela precisão, alto desempenho e longa vida útil.
Mais detalhes no vídeo da apresentação online: www.liebherr.com/unplugged