SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS COM OPERAÇÃO INTEGRADA

A mineradora Compass Minerals, baseada em Kansas (EUA, é a maior produtora de sulfato de potássio e cloreto de magnésio da América do Norte, e, portanto, suas instalações de armazenamento e manuseio de produtos químicos, tem que dar vazão a esse gigantismo. Recentemente, a Compass contratou a transportadora MHT Logistics para trazer um novo tanque de separação da fabricante AFC com 9 m de altura e 8 m de diâmetro, até suas instalações, em Oregon (Utah).

Um percurso de meros 4,5 km com dois inconvenientes, porém. Primeiro, um trecho com curvas e estradas de cascalho. Depois, a passagem por uma rodovia com linhas de alta tensão e tubulações aéreas. Outro desafio: era preciso cuidado para não danificar o separador, para não danificar o seu revestimento interno de epóxi.

A solução envolveu um guindaste Grove GMK 7550, que posicionou o tanque cuidadosamente em uma composição modular Goldhofer com seis eixos, que transportou a carga, tracionada por um cavalo mecânico Oshkosh M1070. Embora o separador pesasse “apenas” 26 t, a distribuição de peso foi problemática, com um alto centro de gravidade perto do limite. A carga então amarrada com oito correntes, duas no fundo e duas no outro lado da cobertura.

Como foi necessário um grande número de manobras no trajeto, limitando o campo de visão do motorista, a MHT escalou um terceiro funcionário – o motorista teve o apoio portanto de um observador na cabine e de um sinalizador no fim da composição – de tal modo que todos os movimentos e manobras puderam ser monitorados de diversas perspectivas.

O primeiro trecho da jornada foi em rodovias públicas.  Elas foram fechadas para o tráfego nos locais em que a largura da carga exigisse o uso de duas faixas. A passagem sob as linhas de alta tensão foi feita com a ajuda indispensável de funcionários da companhia local de serviços, que suspenderam temporariamente os cabos com mastros que abrissem o caminho para a composição.

Na fábrica, o último obstáculo do trajeto: uma tubulação a 6 m de altura precisava ser ultrapassada. Daí, um guindaste suspendeu a carga por cima da tubulação e a posicionou suavemente, do outro lado, em cima da composição modular Goldhofer e, finalmente, entregue em seu destino final.

 

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