SOLUÇÃO INTEGRADA EM PLANTA INDUSTRIAL

No final de 2017, a Nestlé confiou à Locar Guindastes e Transportes Intermodais a responsabilidade de realizar a maior operação de içamento já realizada em sua fábrica de Araras (SP). Tratava-se da elevação de um evaporador, com peso de 45,5 t, e dimensões de C:22.200 x L: 3.409 x A: 3.609 mm, a uma altura de 23 m.

Esse desafio era apenas parte do contrato, com duração de 15 dias, que incluiu também quatro içamentos de módulos, com diâmetro de 2.550 mm e altura de 3.300 mm, com peso de 24 t e outros 10 içamentos de peças de pequeno porte, com peso de até 4.500 kg. Também esteve a cargo da Locar o carregamento e transporte de todas essas cargas.

A operação com o evaporador, com certeza, foi a mais crítica, por diversos fatores. Primeiro, pelo manuseio e elevação de um equipamento com esse peso na área da planta industrial, o que até então não tinha acontecido durante a operação – o que fez com que os requisitos de segurança se tornassem ainda mais rígidos. Tanto que a operação só foi autorizada nas limitações do terreno, com os agravantes do local ser próximo a um córrego e com pouco espaço para a verticalização da peça.

Posicionamento estratégico do guindaste

A solução proposta, além de atender as normas e os pré-requisitos estabelecidos pela Nestlé, prevaleceu também por aspectos técnicos, que reduziram custos ao contratante. A equipe técnica da Locar, também responsável pelo Plano de Rigging, encontrou uma área para posicionamento estratégico do guindaste, de modo que foi possível utilizar um equipamento menor do que o previsto inicialmente: um modelo treliçado Liebherr LR 1400 (400 t) ao invés de um Liebherr modelo LR1750 (750 t).

Com isso, reduziu-se a pressão no solo e, consequentemente, os custos de preparação. Um ganho adicional resultou de uma melhor logística para reduzir ao máximo possível a paralisação da fábrica e os bloqueios à movimentação de pessoas.

A Locar Guindastes e Transportes Intermodais mobilizou nessa operação para a Nestlé, além do equipamento principal, um guindaste de apoio, Liebherr, modelo LTM 1090 (100 t), e dois guindastes telescópicos XCMG, modelo QY60k (60 t), utilizados no carregamento. O transporte do evaporador foi feito por prancha extensiva Goldhofer de cinco eixos, tracionada por cavalo mecânico 6×4. As outras cargas utilizaram carretas convencionais e cavalos mecânicos com tração 4×2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×