SENAI EM CAXIAS DO SUL FECHA PARCERIA COM A ALEMÃ ZEISS

1 de setembro de 2015

senai-caxiasNeste segundo semestre, os alunos do novo curso de metalurgia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, vão poder usufruir de um novo laboratório composto por 12 microscópios e 10 estereomicroscópios, todos produzidos pela ZEISS – empresa alemã referência em microscopia, responsável pela produção do primeiro microscópio do mundo, em 1847. O novo curso oferece um aprendizado focado em aulas práticas e soluções de problema com o intuito de preparar profissionais qualificados que irá suprir a necessidade das indústrias da região nas áreas metalúrgica, siderúrgica, automotiva, naval, petrolífera, química, entre outras.

Trata-se do único curso de metalurgia do SENAI no Rio Grande do Sul, tendo duração de dois anos e dividido em quatro módulos, um a cada semestre. De acordo com o Coordenador de Educação Profissional e Tecnologia do Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica Caxias do Sul, Ernesto Manfro, por módulo, as inscrições estão abertas para até 40 alunos com idade a partir de 16 anos e matriculado na segunda série do ensino médio ou com ensino médio concluído. “O laboratório em que se encontram os equipamentos ZEISS será compartilhado com outros cursos do Instituto, que hoje possui cerca de mil alunos matriculados”, comenta Ernesto. A aplicação prioritária dos microscópios e estereomicroscópios será a análise de metais, principalmente no primeiro módulo do curso de metalurgia que contempla a disciplina Processos de Transformação de Metais Ferrosos e Não-Ferrosos.

Para a ZEISS, a parceria com o SENAI tem grande importância, pois os cursos fornecem capacitação técnica e atualização a um grande número de profissionais que podem aprender usando os sofisticados equipamentos da empresa alemã. “Nossos microscópios e estereomicroscópios podem ser empregados tanto em sala de aula, quanto na rotina da indústria, atuando em todas as áreas da metal-mecânica, desde metalografia (estudo dos metais) até análise de falha”, explica Guilherme La Serra, Especialista da ZEISS em microscopia para materiais.

Além desses equipamentos, os alunos poderão trabalhar com tablets integrados aos microscópios e com aplicativo também desenvolvido pela empresa alemã. Esse aplicativo permite uma série de vantagens ao usuário que pode realizar a análise de materiais sem a necessidade de um computador, gera relatórios e identifica a objetiva utilizada no momento da ampliação. Com o nome de Matscope, esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelos alunos e profissionais da área.

De acordo com Cléber Augusto Domingues, Gerente Regional de Microscopia da ZEISS, a escola SENAI é muito conceituada no ensino técnico e, portanto, ter os equipamentos da empresa disponíveis neste laboratório reforça o compromisso com os avanços na área industrial. “Quando estes alunos forem ao mercado de trabalho, estarão bem preparados para enfrentar o dia a dia de uma indústria de grande porte”, conclui Cléber.

Tags: , , , ,


Deixe um comentário


Veja também