CASE
Por Redação Crane Brasil
A Sarens, especialista em içamento de cargas, está usando uma célula de carga Radiolink Plus, com capacidade de medição de 100 t da Straightpoint, uma marca do Crosby Group, para completar a entrega de sete árvores de Natal de 85 t para uma grande empresa de petróleo e gás. Árvore de Natal, nesse caso, cabe lembrar, são equipamentos para controlar o fluxo e a vazão de petróleo e gás natural em poços de exploração onshore e offshore. Na operação, também está sendo utilizado um dispositivo de leitura portátil SW, com alcance de 3.280 pés (cerca de 1.000 m).
As árvores (conjunto de válvulas, bobinas e acessórios) estão sendo armazenadas na cidade portuária Nacala, no litoral norte de Moçambique, de onde serão vendidas por uma empresa de serviços petrolíferos. A Sarens é responsável por descarregar as árvores de uma embarcação, transportá-las para o local e descarregá-las, antes do armazenamento temporário. A Sarens, que possui uma extensa frota de guindastes na região, selecionou um guindaste sobre esteiras Demag CC1100, com capacidade de 250 t, para concluir as operações de içamento.
Com o suporte da tecnologia, a rotina de Julio Paco, supervisor de operações de içamento da Sarens, é bastante tranqüila. “Geralmente minha função inclui preparar o plano de içamento diário, supervisionar cada operação de içamento, liderar conversas com o pessoal envolvido em cada operação e enviar relatórios semanais e mensais para o escritório.” Ele explicou que o escopo de trabalho da empresa também inclui testes e inspeção para garantir que as árvores estejam funcionando corretamente antes de serem movidas para o local de trabalho.
As árvores são idênticas e medem aproximadamente 17,8 pés (5.438 mm) por aproximadamente 16,6 pés (5.068 mm). Para cada uma, Paco e sua equipe utilizaram vários materiais de içamento, incluindo correntes, eslingas e manilhas, provenientes do estoque local de Sarens. No local, estão disponíveis desde componentes de baixa capacidade até itens com capacidade de carga para 250 toneladas.
“Tivemos que fornecer dois operadores de guindaste e dois riggers para cobrir os dois turnos de trabalho. Como sempre acontece neste setor, a rapidez e a eficiência do serviço são fundamentais para a entrega dos nossos serviços. Saber o peso dos itens conforme eles seguem sua cadeia de suprimentos até o ponto de uso é um componente necessário desse trabalho”. A célula de carga Radiolink Plus, explica ele, permitiu que as leituras fossem feitas a uma distância segura usando um dispositivo portátil. (Mais informações em: https://www.straightpoint.com/downloads.html)
Leitura simultânea de quatro células
A Straightpoint também disponibiliza uma linha de produtos com certificação ATEX / IECEx. Recentemente, o leitor digital ATEX plus foi melhorado com uma série de novas funcionalidades: alarme de sobrecarga e calibração são exibidos em uma tela maior e aprimorada. Além disso, agora é possível conectar até quatro células de carga simultaneamente, permitindo que o operador monitore uma operação de içamento em vários pontos selecionados e a partir de um único leitor sem fio. Essas funcionalidades permitem que o ATEX plus possa ser utilizado em diversas operações de içamento e deixa os usuários mais seguros. Essas funcionalidades também fazem parte do produto certificado para áreas classificadas zonas 0, 1 e 2, comum em plataformas de petróleo e plantas petroquímicas.
Bom dia . tenho sonho de trabalhar nessa empresa , por ser uma das mais conceituadas do ramo de movimentação de cargas do Brasil.
Bom dia gostei de saber das células de carga para pesar e gostaria de aprender muito mais acerca desse dispositivo. Obrigado