OPERAÇÃO SIMPLIFICADA COM CONTROLE NO CELULAR

Em um futuro não muito distante, todos os ajustes na carreta para uma operação de transporte especial, como o controle da altura da plataforma e a configuração dos eixos, poderão ser realizados pelo motorista a partir de um telefone celular, proporcionando maior segurança, conforto e rapidez ao serviço. A tecnologia de controle remoto iTAP (intelligent Trailer Access Point), desenvolvida pela alemã Knorr-Bremse, já está sendo incorporada à linha de semirreboques MPA, da Goldhofer, e deverá ser disponibilizada comercialmente a partir do próximo ano.

Compatível com os sistemas operacionais mais utilizados no mercado, como o iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry OS, o aplicativo de interface WiFi do iTAP permite uma comunicação sem fio entre o smartphone do motorista e os sistemas instalados no implemento. Com isso, ele pode ajustar a altura dos eixos com o controle de pressão no sistema de suspensão a ar inteligente.  O sistema também controla a pressão de frenagem de acordo com parâmetros estabelecidos para a operação.

A função do telefone celular, entretanto, não se restringe a um simples controle remoto, pois ele também atua como um terminal de dados, recebendo informações online sobre a pressão e temperatura dos pneus, a carga exercida sobre cada eixo, o desempenho do freio e outros dados. No passado, a comunicação de dados com as linhas de eixo era limitada, devido à dificuldade de acesso às informações dos sistemas instalados. Com a nova tecnologia, o motorista acompanha toda a operação em tempo real.

Outro desenvolvimento da Knorr-Bremse que promete revolucionar a operação desses implementos é o sistema Steer-by-Brake, que possibilita melhor controle de manobras em curvas acentuadas. Nessas situações, o operador precisa acompanhar cuidadosamente o ângulo de curva realizado pelos eixos direcionais e a frenagem aplicada. Com a nova tecnologia, ele pode se concentrar exclusivamente na condução do conjunto, uma vez que o Steer-by-Brake atua na redução automática de carga por eixo e na frenagem seletiva das rodas.

 

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