O GIGANTE LEVANTOU

1 de junho de 2015

ale goliath estaleiro brasil 15A ALE Heavylift finalizou recentemente o içamento e devido posicionamento de um pórtico Goliath, de 1800 t, para a Konecranes – o maior equipamento desse tipo do Brasil. O projeto foi realizado no Estaleiro de Paraguaçu, em Salvador (BA), pertencente à Enseada Indústria Naval. A obra é conduzida pela Norberto Odebrecht. Após 10 meses, o pórtico foi completamente erguido, graças ao desenvolvimento de um projeto complexo, dividido em três fases. Foram executados respectivamente o içamento da perna fixa, da perna articulada e da viga principal do pórtico.

ale goliath estaleiro 2 brasil 15FASE 1 (Perna Fixa)
Para essa etapa, foram necessários nove strandjacks. Cinco deles com capacidade para 500 t serviram como contravento, mantendo a peça estabilizada. Outros quatro, para 900 t, concretizaram o içamento. Em dois dias, a operação foi concluída, com a peça posicionada a 90º, na posição correta, e soldada.

FASE 2 (Perna Articulada)
No caso da segunda fase, foram utilizados sete strandjacks. Os mesmos cinco da etapa anterior, para 500 t, também com o objetivo de manter a peça firme. Dessa vez, apenas dois strandjacks com capacidade para 900 t fizeram o içamento. Em dois dias, a operação foi executada. A perna articulada foi montada sobre trilhos.

tabela ale goliath estaleiroFASE 3 (Viga Principal)
A parte mais delicada da operação foi o içamento da viga principal, peça de 3100 t. Inicialmente, foram instalados seis strandjacks, com capacidade para 900 t – para se ter uma ideia da dimensão do projeto, a montagem deles foi realizada por dois guindastes sobre esteiras, com uma lança superior a 160 m cada. Após a instalação, quatro strandjacks, para 500 t, foram montados com o intuito de manter a maior peça do pórtico estável. Durante uma operação que levou três dias, a viga foi içada de forma bem-sucedida.

Tags: , , , ,


Deixe um comentário


Veja também