NOVO GUINDASTE LIEBHERR DE 100 T CHEGA AO MERCADO EM 2016

8 de Março de 2016

lr1100A Liebherr apresenta na Bauma 2016 um projeto inovador de guindaste sobre esteiras para a classe de 100 toneladas. O novo LR 1100 estará disponível no mundo todo a partir de 2016. Transporte, montagem, capacidades e facilidade na operação foram aprimorados visando benefícios para o cliente.

O novo projeto da estrutura em aço deste guindaste sobre esteiras da Liebherr se assemelha a um perfil tubular, e permite não só uma fácil identificação do equipamento, como também permite uma ótima aplicação de forças em curtas distâncias. Excelentes capacidades de carga podem ser atingidas, mesmo comparando com o modelo anterior da mesma classe. Essa capacidade ainda pode ser ampliada em mais 20% com um contrapeso móvel opcional, adquirido separadamente. Para isso, o contrapeso é hidraulicamente posicionado para trás, obtendo-se um momento maior, melhorando assim as capacidades de cargas.

O LR 1100 é equipado com um potente motor a Diesel Liebherr de 230 kW, que atende às normas de emissão IV / Tier 4f. Para países com outras regulamentações ambientais, é possível realizar modificações dentro de um curto prazo, sem que haja necessidade de tratamento dos gases de escape.

Transporte simples e rápida montagem

O novo guindaste sobre esteiras LR 1100 é extremamente fácil de transportar e também se diferencia por sua rápida montagem. As plataformas da cabine e das áreas de manutenção são simplesmente dobradas para o transporte, ao invés de serem desmontadas. O jib móvel e as esteiras também permanecem no guindaste durante o transporte. Outra inovação patenteada é o manipulador do pé da lança. Com ele o guindaste pode ser movimentado por um único agente de transporte facilmente.

A partir do segmento do pé da lança corre um cabo de aço para um curto mastro auxiliar, e a partir daí outro cabo para os cilindros dos lastros traseiros. Se os cilindros são estendidos o segmento do pé da lança é movimentado para cima. Dessa forma, o mastro de elevação principal não precisa ser levantado, o que representa uma vantagem decisiva para passar com equipamento por escotilhas baixas durante o processo de embarque ou durante a travessia por baixo de pontes no local de trabalho. Para que o guindaste esteja apto para ser utilizado, é preciso apenas acoplar a lança principal. O processo rápido e simples de montagem proporciona ao LR 1100 uma aplicação flexível no local de trabalho.

Foco na praticidade de operação e na manutenção

O posicionamento da cabine do LR 1100 a uma altura de 2,3m proporciona ao operador da máquina uma excelente visão do local de trabalho. Assento anatômico e um moderno sistema de ar condicionado também contribuem para um alto nível de conforto. Um novo conceito de operação promove um trabalho ergonômico e intuitivo – o operador pode ajustar a posição de trabalho do assento, o ar condicionado e a iluminação de acordo com suas necessidades pessoais na cabine.

O novo design do LR 1100 também facilita o trabalho de manutenção. Comparado ao seu modelo anterior, ele conta com portas GRP no carro superior, proporcionando uma ótima acessibilidade para o pessoal de manutenção tanto pelo chão quanto pela borda superior da máquina. O acesso é conveniente e seguro. Isso se deve aos passadiços com corrimão opcional e escada de mão.

Sistemas de comando altamente sofisticados

O guindaste sobre esteiras LR 1100 conta com a última geração do sistema de comando Litronic®, baseado na tecnologia CANBUS. O sistema de limitação de cargas integrado calcula automaticamente as capacidades de carga durante a operação e garante assim o aproveitamento ideal do guindaste. O conceito do sistema de comando Litronic® é o único sistema disponível atualmente no mercado que não necessita do armazenamento de tabelas de capacidades de carga ou de interpolações de parâmetros intermediários.

Dois novos sistemas de assistência desenvolvidos pela Liebherr contribuem decisivamente para o aumento do conforto na operação do guindaste sobre esteiras, o que também aumenta a segurança no local de trabalho. O “Assistente Vertical de Carga ” garante que o cabo levante a carga em direção perfeitamente vertical. Isso impede um içamento em diagonal, geralmente causado por uma grande distância entre o condutor do guindaste e a carga. Centros de massa assimétricos também são evitados dessa forma. A carga não oscila, o que além de proteger a lança também aumenta a segurança da equipe do local de trabalho. O segundo sistema de assistência é o “Assistente Horizontal de Carga”. Com ajuda dessa solução, as cargas podem ser movidas de modo mais eficiente e preciso ao longo de uma linha horizontal até a posição desejada. Isso significa uma grande vantagem, sobretudo em pontos de difícil visualização.

De forma semelhante aos demais modelos de guindaste sobre esteiras da série LR de até 300 toneladas, o LR 1100 também conta com um sistema de jib móvel e extensível. Assim, o novo guindaste continua disponível tanto com jib fixo quanto com um jib móvel em formato de agulha.

Tags: ,


Deixe um comentário


Veja também