USIMINAS IRÁ FABRICAR E MONTAR PONTE NO MARANHÃO

1 de setembro de 2017

Projeção da ponte sobre o Rio Pericumã

A Usiminas Mecânica está em mais uma obra de destaque no país, agora com a fabricação e montagem de vigas em aço para uma nova ponte rodoviária no Maranhão. A construção, sobre o rio Pericumã, terá mais de meio quilômetro de extensão e encurtará a distância de 13 municípios da região da Baixada Maranhense até o terminal portuário de Cujupe, assim como o acesso do interior à capital São Luís. As peças serão fabricadas em Ipatinga e enviadas para o estado nordestino onde também será instalado um canteiro de obras para o serviço de montagem.

Contratada pelo consócio Epeng e FN soldagens, a Usiminas Mecânica é responsável pela engenharia de detalhamento do projeto na parte de estruturas metálicas, fornecimento das bobinas de aço para as camisas dos pilares, fabricação das vigas, transporte e montagem da ponte no local. “Foi um negócio fechado graças à nossa capacidade técnica reconhecida pelo cliente. Somos competitivos neste segmento de pontes, uma vez que conseguimos fabricar praticamente tudo em máquina automática de solda e contamos com a Usiminas no fornecimento do aço. Além disso, apresentamos uma solução completa e mais eficiente para a montagem em relação aos demais concorrentes nessa obra,” destaca o gerente de vendas, Fabio Bomfim Medeiros.

A ponte terá estrutura mista, composta de concreto e aço. As primeiras vigas longarinas serão despachadas pela Fábrica de Ipatinga no mês de janeiro de 2018. “Serão usadas 1.575 toneladas de aço Usiminas, o USI SAC 350, produto de alta resistência mecânica e à corrosão atmosférica. São vigas para 14 vãos de 42 metros de extensão cada, com altura que permite a passagem de embarcações em navegação pelo rio,” detalha o gerente do projeto, Ronaldo Alves de Freitas. Nesta carga de produtos também estão inclusas 400 t de aço em bobinas para as chamadas camisas metálicas das fundações.

A instalação do canteiro de obras ocorrerá a partir de novembro deste ano, com conclusão do serviço previsto para julho de 2018. Para este período, estima-se a geração de 60 postos de trabalho, sendo cerca de 40% deles ocupados por mão-de-obra local. Os demais deverão ser contratados em Ipatinga, agregando à de base da Gerência-Geral de Montagem da Usiminas Mecânica.

A ponte sobre o Rio Pericumã é reivindicada há mais de 40 anos para facilitar o acesso desde o município de Central do Maranhão a Bequimão. Com 589 metros de extensão, a nova via possibilitará a redução de até 70 Km do atual trajeto entre as cidades e a capital São Luís.

Com a expertise de já ter construído mais de 50 quilômetros de pontes e viadutos, a Usiminas Mecânica possui em seu portfólio participação em obras como as do Complexo Viário João Jorge Saad – Cebolinha, em São Paulo (SP); das pontes Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF) e Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), e dos viadutos Elpídio de Almeida, em Campina Grande (PB) e da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG). Fora do Brasil, a empresa esteve presente em grandes obras, como na recuperação de pontes no Brooklin e Califórnia (Estados Unidos) e na construção da ponte sobre o rio Orinoco (Venezuela).

 

Tags: , , , , ,


Deixe um comentário


Veja também