TOP CRANE 2015: NOVOS INDICADORES NO SETOR

NOVOS INDICADORES DO SETOR

Por Tébis Oliveira

Baseado em indicadores institucionais e de desempenho de 2014, o prêmio Top Crane’2015 traz sete empresas vencedoras das nove categorias definidas para esta edição. São elas: Guindastes Centro-Oeste em Frota Standard; Guindastes Tatuapé em Frota Full; Locar Guindastes e Transporte Intermodais em Frota Advanced e Estrutura Operacional; Elba Equipamentos e Serviços em Segurança & Treinamento; Máquinas Bolbi em Inovação; Primax Transportes Pesados em Remoção Técnica e Saraiva Equipamentos em Trabalho em Altura. A Makro Engenharia venceu na categoria Plano de Rigging

Com as duas últimas categorias – Remoção Técnica e Trabalho em Altura – a premiação ampliou seu escopo para acolher especificidades do conceito de içamento. No primeiro caso para focar projetos que, além da elevação de cargas, contemplam a montagem e desmontagem integral ou parcial de instalações industriais, seja para sua mudança física, para readequação do layout atual ou para ampliação estrutural visando à acomodação de novas linhas ou equipamentos de produção. Já a categoria Trabalho em Altura busca destacar a elevação de pessoas ampliando a divulgação do uso seguro e sustentável de plataformas elevatórias ou, caso excedidas suas limitações de alcance, de guindastes equipados com cestos aéreos.

Consolidação

A apuração das informações registradas nos formulários de inscrição revela, como sempre, uma visão panorâmica do setor, mesmo considerando-se somente os dados fornecidos pelas sete empresas vencedores do Top Crane’2015 e um cenário econômico bastante diferenciado do atual em 2014, ano-base da pesquisa.

Essas empresas somam 1.629 equipamentos, incluindo guindastes sobre pneus e esteiras, guindautos, gruas, pórticos, empilhadeiras, plataformas elevatórias e manipuladores telescópicos, que operaram 2,3 milhões de horas em 2014 ou quase 1,4 mil horas cada, equivalentes a 175 dias com jornada diária de trabalho de 8 horas. Considerando que o ano passado teve 104 finais de semana, 10 feriados nacionais e praticamente parou 30 dias entre o início o final da Copa do Mundo tem 221 dias úteis, resultando numa ocupação da ordem de 80% dessa frota.

Entre as empresas vencedoras, quatro declararam uma frota com idade média de 6 anos e três entre 5 e 10 anos. Todas investiram em sua renovação ou na ampliação, totalizando um aporte de recursos de R$ 85,7 milhões. A soma equivale a quase 12% do faturamento conjunto de sete empresas: R$ 710,2 milhões.

As sete empresas contam com 5.003 funcionários diretos, sendo 1.536 (30,7%) operadores, o que justifica os recursos de R$ 1,8 milhão investidos em treinamento com duração mínima de 14 h e máxima de 80 h por operador, conforme o valor destinado por cada companhia e o número desses funcionários. Na área de segurança foram aplicados outros R$ 4,9 milhões. Ainda assim foram registrados 52 acidentes sem afastamento e 32 com afastamento no ano. Somente uma das empresas vencedoras não teve acidentes no período. O menor recorde de dias trabalhados sem acidentes foi de 208 dias e o maior de 347, entre as que declararam o dado.

O investimento conjunto em suporte técnico foi de R$ 35,1 milhões. Somente em suas oficinais centrais, as sete empresas alocam 251 funcionários. Seis delas somam 29 oficinas regionais, que totalizam 401 funcionários e cinco possuem 19 postos avançados de manutenção. O estoque total de peças é de 24.655 itens na matriz e outros 16.121 nas filiais.

Entre os cases apresentados, que refletem a dinâmica econômica do País, temos preponderância de projetos em mineração entre os Planos de Rigging e em implantação de usinas eólicas em Trabalho em Altura. Na categoria Remoção Técnica predominam contratos na mineração e na indústria automotiva. Em Inovação, além do case vencedor, a mesma tecnologia foi defendida por duas empresas: a utilização de cilindros hidráulicos para o macaqueamento de equipamentos.

ESPECIALIZAÇÃO EM FOCO

Ganhadoras do prêmio de transportes especiais são empresas com trajetória consolidada e expertise amplamente reconhecida

 O prêmio Heavy Duty tem, nesta edição, cinco empresas vencedoras de suas seis categorias. O troféu de Frota Standard ficou com a Primax Transportes Pesados, enquanto o de Frota Full foi para a Megatranz Transportes – que também conquistou o do Case’2015 – e o de Frota Advanced para a Transdata Movimentação de Cargas Especiais. Na categoria Estrutura Operacional venceu a Transportes Pesados Minas (Transpes) e na de Segurança & Treinamento, a J.Rotaner Transportes Pesados, novata na competição.

Todas são empresas com longa trajetória e conhecida expertise no transporte de cargas excedentes e seus dados institucionais e de desempenho durante o ano de 2014 comprovam esse histórico e sua evolução. Alguns números impressionam, como o de 1.255 equipamentos da frota da Transpes, não por acaso a maior transportadora do País nesse segmento. A Transpes também possui o maior quadro funcional entre as vencedoras, com 850 empregados, dos quais 260 são motoristas. Outros destaques da empresa são os investimentos em segurança (R$ 1,5 milhão) e em renovação de frota (R$ 40 milhões) no ano-base da pesquisa.

Também bem posicionada em termos de frota, a Transdata conta com 699 equipamentos, assegurando esse número e uma idade média de 5 anos do conjunto com um investimento de R$ 35 milhões em sua renovação e ampliação. Com 300 funcionários, sendo 90 motoristas, a transportadora declara a realização de 900 mil horas trabalhadas em 2014. Também são dela a maior capacidade de tração entre as concorrentes pelo uso de caminhões de 750 t, e o maior número de linhas de eixo modulares autopropelidas (SPMT), num total de 120 linhas, a maior frota do gênero na América Latina, segundo a empresa.

Na Megatranz, a frota de 286 equipamentos, com idade média entre 5 e 10 anos, operou 561,8 mil horas em 2014. O investimento em sua renovação e ampliação foi de R$ 11,6 milhões no ano e o investimento na área de suporte técnico foi de R$ 103,7 mil. A empresa venceu a categoria Case’2015 do prêmio Heavy Duty com a operação de transporte de um submarino Tamoio, com peso de 1.280 t, para o Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro (ARMJ), com redução de custos, prazos e equipamentos.

A Primax, com 220 funcionários, foi a empresa que mais investiu, entre as vencedoras do prêmio, no treinamento de seus 60 motoristas – R$ 200 mil -, assegurando a cada um uma carga de 14 horas de treinamento no ano. Também foi a que mais investiu em suporte técnico – R$ 3 milhões, área que conta com uma oficina central e uma regional, duas equipes volantes de manutenção e um estoque de reposição de 5.800 peças. A frota de 119 equipamentos, com idade média até 5 anos, recebeu investimentos de R$ 10 milhões para sua renovação e ampliação.

A J.Rotaner, que concorre pela primeira vez ao Heavy Duty, possui 153 funcionários e 95 motoristas. Sua frota conta com 161 equipamentos que operaram 396 mil horas em 2014. A empresa, que investiu R$ 850 mil em suporte técnico, tem um estoque de 6 mil peças de reposição, o maior entre as vencedoras da premiação. Também é da empresa o menor número de acidentes de trabalho registrados no ano passado – um acidente com afastamento – e o maior recorde de dias trabalhados no período – 275 dias.

 

 

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