REALOCAÇÃO DE UMA PLANTA DE METANOL

29 de outubro de 2017

Factory on the move_4

Contratada pela Jacobs Engineering, a Mammoet completou a realocação da planta de metanol Methanex Geismar 2, de Punta Arenas, no Chile, para Geismar, na Louisiana, Estados Unidos. As cidades ficam a mais de 8770 km de distância. A decisão havia sido tomada pela Methanex em 2013.

Em comparação com a construção de uma nova unidade, a transferência representa custos menores e mais agilidade. A Mammoet realizou a modularização da planta, garantindo a compatibilidade com seus equipamentos e preparando os módulos para cruzar toda a América. Ao todo, os transportes pesados e os içamentos foram responsáveis por componentes com pesos combinados de mais de 180 mil t.

mammoet planta metanol intern 2O grande desafio da obra se deu no Estreito de Magalhães, uma via traiçoeira, conhecida pelas fortes correntes e tempestades repentinas. Outra adversidade surgiu na descarga dos componentes, já no estado da Louisiana. A Mammoet precisou projetar uma ponte para atravessar o Rio Mississippi no local correto.

A Methanex é a maior produtora e fornecedora de metanol do mundo. Em 24 de janeiro de 2015, sua planta Geismar 1 atingiu a marca de um milhão de toneladas. As expectativas da empresa são de alcançar a mesma quantidade produzida na planta Geismar 2 até o final do primeiro trimestre de 2016.

Tags: , , , , ,


Deixe um comentário


Veja também