COMPARTILHAMENTO DE CARGA HORIZONTAL EM IÇAMENTOS COM DOIS GUINDASTES

25 de abril de 2017

Por: Wildes Larcher Neto *

Içamentos envolvendo mais que um guindaste é constante no dia a dia dos profissionais envolvidos neste tipo de atividade, porém é importante saber que são considerados críticos. Isso devido o acréscimo de variáveis que surgem na interação dos equipamentos e operadores, tornando o planejamento, operação, monitoramento e controle mais suscetíveis a falhas, elevando a complexibilidade e, consequentemente, o grau de riscos da operação.

Por esse motivo, o planejamento detalhado (plano de rigging) deve ser seguido e a operação supervisionada por profissionais capacitados e com um alto nível de habilidade, a fim de que se execute o içamento de maneira segura e controlada.

* Wildes Larcher Neto é Engenheiro Mecânico, pós graduado em estruturas metálicas e especialista em içamentos pesados, com 10 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga.Atualmente ministra treinamentos na área de rigging, com a capacitação de mais de 700 profissionais e um dos responsáveis técnicos da IPS Engenharia de Rigging. Telefone: (11) 2087-7999     Celular: (11) 98673-6798- Sugestões e comentários para wildes@ips.com.br

Clique aqui e faça o download do artigo publicado na edição 52 da revista Crane Brasil

Tags: , ,


Deixe um comentário


Veja também