QUANDO A PONTE CHEGA PRONTA PARA MONTAR

A construção de pontes com o uso de módulos metálicos que formam uma estrutura única, a chamada ponte LSB (Logistic Support Bridge), facilita o processo de montagem do seu tabuleiro, reduzindo custos e prazos no canteiro de obras. Muito utilizado em operações militares e para restabelecer ligações em situações de calamidade – como o rompimento de pontes ocasionado por furacões, por exemplo – o sistema requer um cuidadoso planejamento para a montagem da estrutura e sua correta fixação no local em que ficará definitivamente.

Muitas vezes, o sistema é utilizado também em obras convencionais, como ocorreu na implantação de uma ponte ferroviária na cidade histórica de Bad Wimpfen, no sul da Alemanha, próxima à fronteira com a Itália. O projeto envolveu a instalação de dois módulos de 355 ton. para substituição da estrutura existente. Contratada para a movimentação da carga no canteiro, a transportadora alemã Riga Mainz desempenhou um papel fundamental para que o serviço transcorresse sem imprevistos que impactassem as etapas de montagem e, por conseqüência, a produtividade do projeto.

Como os módulos metálicos foram montados em um pátio, localizado a 600 m de ponto de instalação, seu transporte e içamento aos pontos de ancoragem (pilares) precisaria ser cuidadosamente planejado. O transporte da carga mobilizou 20 linhas de eixo autopropelidas (SPMT) da Scheuerle e sua rota foi escolhida dentre as alternativas que implicassem menor impacto à operação, como a remoção de interferências, reforço de terreno e outros. Isto porque, além do peso elevado, cada estrutura contava com 41,82 m de comprimento por 9,87 m de largura e 5,37 m de altura.

Apesar de todo o planejamento, seu transporte exigiu a desmontagem de dois postes de iluminação, para viabilizar a passagem da carga. Chegando ao ponto de instalação, a estrutura metálica foi içada à posição final por um guindaste de esteiras de 600 t de capacidade de carga.

 

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