A BMS, locadora de guindastes e operadora de transporte pesado da Dinamarca, recebeu, em dezembro de 2017, o primeiro LTM 1090-4.2, modelo de 90 t, apresentado pela Liebherr em março, na Conexpo, em Las Vegas. O novo guindaste de 4 eixos é extremamente flexível, com opção de eixos de 10, 12 e 16 t. Possui lança telescópica de 60 m – 10 m a mais do que seu antecessor, o LTM 1090-4.1. A BMS é uma empresa familiar, com sede em Aalborg, com 11 filiais na Dinamarca. O Grupo concentra-se principalmente na Escandinávia, mas está ativo em toda a Europa. O contratante norueguês Kranringen também pertence ao Grupo. O BMS possui mais de 300 guindastes, sendo os maiores guindastes de esteira Liebherr LR 11350.
O novo modelo 1090-4.2 será mobilizado na região de Aarhus. Thorsen Christiansen, diretor-gerente em Aarhus, decidiu viajar para a fábrica da Liebherr em Ehingen para receber o novo guindaste pessoalmente. “Quando o conceito e os destaques técnicos do LTM 1090-4.2 me foram explicados alguns meses atrás, eu decidi que eu tinha que ter o primeiro proprietário desse novo modelo”, diz ele. “O guindaste tem um boom telescópico muito longo, apenas 2,55 m de largura e pode transportar uma grande quantidade de lastro com uma carga de eixo de 12 t. Além disso, a Liebherr também integrou suas inovações VarioBallast® e VarioBase® neste modelo”.
O novo LTM 1090-4.2 substituirá um modelo LTM 1070-4.1, de 4 eixos e, em seguida, será o menor guindaste na filial da BMS em Aarhus. Christiansen explica: “Os guindastes móveis de 2 e 3 eixos não são populares em nossa região. É por isso que nossa gama começa com modelos de 4 eixos. Na maior parte do tempo, mobilizamos guindastes em projetos siderúrgicos, na montagem de componentes de concreto pré-fabricados ou para instalação de aço reforçado em fundações de concreto. Temos muito poucas indústrias em Aarhus “.