LIEBHERR E TEUFELBERGER LANÇAM CABO DE FIBRA PARA GUINDASTES

26 de Janeiro de 2016

liebherr-fibre-rope-crane-lr1200-72dpiEm parceria com a fabricante austríaca de cabos Teufelberger Holding AG, a Liebherr está desenvolvendo um novo tipo de cabo de fibra de alta resistência para sistemas de elevação. Essa proposta tem como base uma colaboração sistemática de engenheiros de diferentes setores da Liebherr. Isso inclui a Liebherr-Components Biberach GmbH e três fábricas da Liebherr: a fábrica de guindastes de torre, a de guindastes móveis sobre esteiras e pneus e a de guindastes marítimos.

As altas exigências práticas em relação aos guindastes, que atualmente operam elevações de cargas cada vez mais pesadas a alturas cada vez maiores, requerem melhoria contínua na construção de cabos e guindastes. O cabo de fibra de alta resistência desenvolvido pela parceria de longa data entre a Liebherr e a Teufelberger é fruto da experiência de vários anos da Liebherr nas aplicações de cabos e do sólido conhecimento técnico da Teufelberger no desenvolvimento e produção de cabos de fibras e de aço. O uso de cabos de fibra de alta resistência apresenta grande potencial. O novo tipo de cabo é muito mais leve e duradouro que os de aço. Essa redução de peso possibilita o aumento de cargas com o peso total inalterado. Além disso, não é mais necessário lubrificar os cabos.

A redução de peso nos cabos aumenta a carga dos guindastes

O peso do cabo de fibra de alta resistência é até 80% menor que o peso dos cabos de aço. Essa redução pode afetar diretamente a carga a ser erguida. Além disso, é possível utilizar ganchos de carga mais leves. Assim, a capacidade carga do guindaste é aumentada.

Outra vantagem é o processo simplificado de montagem e desmontagem do guindaste, também em decorrência do baixo peso do cabo. Cabos de fibra, em geral, podem ser instalados manualmente nos guindastes, sem o auxílio de qualquer passador auxiliar. Assim a passagem do cabo nos blocos de gancho se torna mais leve e mais rápida.

A alta durabilidade aumenta a disponibilidade do guindaste

O cabo de fibra de alta resistência desenvolvido pela Liebherr e pela Teufelberger é extremamente resistente a desgastes e é mais flexível. Em comparação com os cabos de aço, ele pode ser utilizado por um tempo muito maior. A maior vida útil pode reduzir necessidade de trocas do cabo.

O momento de trocar o cabo pode ser percebido pelo operador do guindaste com facilidade e segurança. A Liebherr utiliza uma estratégia de redundância para que o grau de desgaste de todas as combinações e aplicações de cabos possa ser seguramente reconhecido por toda a vida útil. A princípio, o grau de desgaste pode ser reconhecido visualmente, pois o revestimento do cabo sofre um desgaste definido, indicando de forma segura quando o cabo precisa ser trocado. Além disso, as características do cabo são monitoradas e avaliadas com auxílio de um Condition Monitoring.

O cabo de fibras desenvolvido pela Liebherr e pela Teufelberger pode ter vários pequenos danos sem que isso prejudique o cabo imediatamente. O enrolamento do novo cabo de fibras é comparável ao de um cabo de aço. Se as áreas inferiores estiverem menos tensionadas do que as superiores, o novo cabo de fibras comporta-se, sem dúvida, de maneira mais tolerante. Em caso de cortes, ele se solta, diferentemente do cabo de aço que, em geral, se esgarça.

Para atingir um desgaste controlado do cabo de fibra, a Liebherr, desde o início do desenvolvimento, baseou-se no consolidado sistema de enrolamento Lebus. Um enrolamento limpo do tambor de cabo da lança minimiza o desgaste e aumenta a vida útil.

A caminho da aplicação prática

No momento a Liebherr está testando seu novo cabo de fibra de alta resistência. De um lado, estão sendo realizadas simulações com diversas aplicações na estação de testes em Biberach / Riss (Alemanha). Do outro, desde setembro de 2015 estão sendo feitos testes de campo com diferentes guindastes das fábricas da Liebherr Ehingen GmbH, Nenzing GmbH e Biberach GmbH.

A comercialização do cabo de fibra de alta resistência ocorrerá em duas etapas. Primeiro, os cabos de aço de guindastes de torre, guindastes móveis sobre esteiras e pneus, bem como nos guindastes marítimos serão substituídos por cabos de fibra de alta resistência. Na segunda etapa, em guindastes móveis, por exemplo, o peso reduzido no cabo de elevação poderá ser utilizado para reforçar a estrutura de tração. Dessa forma será possível aumentar ainda mais a capacidade de carga do equipamento.

Na Bauma 2016 a Liebherr apresentará seus novos produtos em seu stand ao ar livre, em um pavilhão de tecnologia. Além disso, o guindaste sobre esteiras LR 1100 em exposição estará equipado com um cabo de fibra de alta resistência. Serão expostos, também, tambores contendo cabos de fibra para o guindaste móvel LTM 1750-9.1 e o guindaste móvel de torre 172 EC-B 8.

 

Tags: ,


Deixe um comentário


Veja também