GUINDAUTOS: OPÇÕES DA LINHA PESADA

CANIVETE REPONTECIALIZADO

A Hyva acaba de lançar o modelo HBR350, para 35tm, com sistema construtivo canivete. O equipamento encontra aplicação em diversos segmentos, como a construção civil, mineração, agricultura, logística e serviços em geral. O fabricante aposta nas vantagens do sistema canivete – que distribui o peso sobre o centro do chassi do caminhão, dispensando o reforço de molas e permitindo uma melhor geometria de movimentos e um aproveitamento total da carroceria. “A capacidade de carga na ponta da lança também é 60% superior ao dos modelos tipo ‘trave’, garante Cristiano Abreu, coordenador comercial da Hyva.

HBR350

O sistema hidráulico, que funciona através de bomba de pistões, faz com que o equipamento trabalhe em alta velocidade, dispensando aceleração no caminhão. O HBR350 conta com o exclusivo sistema de controle de içamento – LCS – que aumenta a capacidade do guindaste em 10%, reduzindo a velocidade na operação quando o guindaste está próximo da capacidade máxima de carga.

Outros diferenciais, segundo a engenharia da Hyva, são as válvulas – a de segurança no sistema hidráulico e a do momento de carga, que impede que o guindaste opere fora do gráfico determinado. Dentre outros recursos, incluem-se comandos sequenciais, estabilizadores com abertura hidráulica e sistema de parada de emergência. Os equipamentos podem trabalhar com controle remoto e possui sistema de controle da operação do guindaste e dos acessórios.

FLEXIBILIDADE NA INSTALAÇÃO

A LUNA ALG, que fabrica guindastes veiculares com capacidade de carga que vão de 7,5 a 87,5 toneladas métricas, para atender outros segmentos de mercado, desenvolve atualmente um modelo com capacidade superior ao seu “top de linha” na linha pesada, o modelo Máximus LN 87509 BR. São mais de 20 unidades operando no mercado brasileiro e pode ser implementado tanto na parte dianteira, quanto traseira do caminhão – estando devidamente homologado (NR12) para uso com cesto aéreo.

Máximus LN 87509 BR

Sérgio Dalzoto, diretor comercial da LUNA ALG, lembra que a empresa foi a primeira fabricante brasileira a produzir um equipamento com giro continuo com tecnologia 100% nacional. O modelo Máximus LN 87509 BR da LUNA ALG, com aplicação principalmente na construção civil e eletrificação, tem giro infinito, fly-jib com enrolador, cesto aéreo adaptado à norma NR 12, com guincho de cabo, limitador de momento de carga com inclinômetro, anemômetro, sensores de pressão das patolas, sensor de braços no berço e operado com rádio controle.

SAPATAS ESCAMOTEÁVEIS

A Palfinger tem no modelo PK 100002 uma referência para aplicação na construção civil e montagem – tanto em termos de geometria com longos alcances quanto capacidade de carga. Para o fabricante, o PK 100002 estabeleceu um novo padrão em sua categoria, realizando facilmente tarefas anteriormente realizadas somente por guindastes do tipo telescópico.

PK 100002

Pode ser instalado em caminhões com PBT de 30 t (8×4), proporcionando capacidade de carga de 30 t, ângulo de giro infinito e alcance (vertical) de 26 m e (horizontal) de até 27,1 m. Um diferencial importante são as sapatas escamoteáveis (este recurso permite que os cilindros girem 180° para cima). Além da compatibilidade com diversos acessórios, como fly jib, guincho de cabo, controle remoto, inclinômetro e cesto aéreo acoplado (NR12).

GIRO ATRAVÉS DE ROLAMENTO

A IMAP aponta o guindauto IM47, construído por braços articulados e telescópicos atuados por cilindros hidráulicos, como um equipamento versátil e em condições de competir em igualdade ou até superar as opções disponíveis no mercado. E um dos diferenciais, segundo o fabricante, é o sistema de giro através de rolamento, que minimiza as alterações necessárias no veículo de transporte.

guindauto IM47

A IMAP garante que, em face das diversas configurações possíveis, o equipamento pode ser facilmente customizado para diversos tipos de cargas, inclusive a elevação de pessoas. O modelo IM 47 – 18,7/70 tem momento de carga útil de 47.000 kgf.m, alcance (vertical) de 22, 5 m e (horizontal) de 18,7 m. O ângulo de elevação da lança varia de -90º a 80º e o raio de giro é infinito (360º).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×