GUIA CRANE: NOVOS LANÇAMENTOS NO MERCADO MUNDIAL

13 de Janeiro de 2017

CÂMERA DE MONITORAMENTO

A Hirschmann lançou um novo sistema de monitoramento por câmera que pode ser utilizado em todos os tipos de guindastes móveis.O sistema possibilita uma visão direta, permitindo que o operador tenha uma visualização contínua da operação. O kit da nova câmera inclui protetor contra choques e vibrações, e consoles de 4,3” e 7” da própria Hirschmann podem ser fornecidos com orientação vertical e horizontal.

 

 

NOVA GERAÇÃO LIEBHERR RT


A Liebherr apresentará em março na feira Conexpo, em Las Vegas, uma nova geração de guindastes RT, com foco inicial do mercado da América do Norte.  São dois modelos – o LRT 1090-2.1 (90 t) e o LRT 1100-2.1 – com os mesmos conceitos técnicos e chassis quase idênticos. A diferença está no alcance da lança, tecnologia de telescopagem, peso e capacidade de carga.  Os modelos LTR tem 3,87 m de altura e 3,3 m de largura e são transportados por rodovias com carretas rebaixadas convencionais. O peso (tara) do equipamento completo, incluindo lastro, é menor que 55 t.

A lança de 50 m do modelo LRT 1100-2.1 tem um sistema de telescopagem Telematik, no qual as várias seções podem ser estendidas independentemente com um cilindro simples e então pinadas na seção superior. A capacidade de carga com raio total pode ser alcançada com apenas dois modos de telescopagem: Strong ou Long.  A estabilidade é garantida por 14 t de contrapeso, com acréscimo de de 15% na capacidade de elevação em relação aos modelos de 90 t com contrapeso de 12 t.

Já o sistema de telescopagem da lança de 47 m do modelo LRT 1090-2.1 consiste de um cilindro de dois estágios com um mecanismo de extensão a cabo. Também pode ser estendido com apenas dois modos: Strong ou Long. Os dois novos RT tem sistema de monitoramento de patolamento como padrão – o status de estabilização nos pneus ou patolas é detectado automaticamente e informado ao controlador do guindaste. O sistema LICCON também está disponível para controle do momento de carga.

 

 

PNEUS PARA OFF ROADS

A Balrishna (BKT)  é um fabricante indiano especializado em pneus para veículos fora de estrada com utilização na agricultura, indústria, construção e mineração. Para reach stackers, por exemplo, a opção da BKT é o Portmax PM 90, pneu radial com cintas de aço reforçadas. A estrutura de aço garante máxima robustez ao conjunto e uma melhor distribuição de carga na superfície de suporte. Um composto especial da banda de rolamento também propicia aumento da vida útil e redução da resistência de rodagem – com redução de consumo de combustível. O Portmax está disponível em tamanho 18.00 R25.

Para terrenos acidentados, a opção é o TRAD HD, com maior resistência contra cortes e lascas, graças ao tratamento do composto, paredes laterais mais grossas e concepção robusta. Disponível em tamanho 12.00-20. Já o POWER TRAX HD SMOOTH é adequado para movimentação segura de cargas extra pesadas também em condições de movimentação   críticas e severas. Novamente, a solidez da estrutura e as paredes reforçadas são os diferenciais. Disponível em tamanho 12.00 – 20.

 

 

CABOS COM VIDA ESTENDIDA 

A JLG estendeu o intervalo de substituição obrigatória do cabo de aço e roldanas de oito para 12 anos, desde que o número total de horas de máquina não exceda 7.000 horas. A substituição do cabo de aço é um dos maiores custos que um proprietário de frota terá ao longo da vida útil de uma plataforma de lança”, disse Paul Kreutzwiser, diretor global da categoria de plataformas de trabalhos aéreos da JLG Industries. “Apesar de variar muito, os serviços típicos de substituição do cabo de aço podem custar aos proprietários de frota milhares de dólares por trabalho. Ao aumentar a duração do intervalo de substituição, estamos reduzindo os custos de manutenção e contribuindo para reduzir o custo total de propriedade.”

 

 

DOIS NOVOS GROVE AT

Na Conexpo, a Manitowoc irá apresentar dois novos modelos Grove AT: o GMK5150L e o GMK5250L. O “L” das sigla significa configuração de lança longa, que garante maior alcance em várias aplicações, tais como, instalações de turbinas em parque eólicos e obras imobiliárias em regiões congestionadas e porco espaço de movimentação. A lança do GMK5250L tem 70 m e a do GMK5150L chega a 60 m.  O GMK5150L é um modelo de cinco eixos, com capacidade para 150 t. Com um contrapeso de até 45 t, pode levar a um ganho de até 20% na capacidade de carga, em relação ao modelo anterior, o GMK5165-2

 

 

UM GIGANTE CHINÊS PARA 1.200T

A XCMG destacou durante a Bauma China,  dentre outros equipamentos, um guindaste de oito eixos, para todo tipo de terreno e capacidade de 1.200 t. O modelo QAY1200 AT conta com lança telescópica de oito segmentos. O jib com novo projeto trabalha com dois tipos de condições de trabalho, um com 4 segmentos da lança e outro com os oito segmentos, tendo condições de instalar turbinas eólicas de 2MW.

 

 

ESTADO DA ARTE JAPONÊS

Em outubro de 2016, a Tadano lançou dois novos modelos RT no mercado japonês: o quatro eixos GR 700 N com capacidade de 70 t e o modelo GR 250 N, de dois eixos para 25 t. A classe de 25 t é a mais popular no Japão entre os modelos RT e a de 70 T é a opção de maior capacidade nessa categoria. Um dos diferenciais tecnológicos é o sistema de controle remoto Set Up Radio Control. Outra, o sistema de câmeras, “wide site view”, que mostra uma visão panorâmica a partir do topo do guindaste e a reproduz em uma grande monitor na cabine. Há também um dispositivo chamado Human Alert System,que detecta a presença de pessoas, ciclistas e motociclistas na área de trabalho do guindaste, que são mostrados no monitor e soa uma buzina.

Faça o download do pdf com o Guia Crane Brasil, publicado na edição 50

Veja na seção Guia Crane Brasil mais novidades em equipamentos e serviços

 

 

 

Tags: , , , , , ,


Deixe um comentário


Veja também