Gruas mobilizadas em minas no Deserto de Atacama

10 de Abril de 2014

destaqueliebherratacamaCinco guindastes de torre Liebherr da série 1250 HC estão sendo usados em dois projetos de mineração no deserto de Atacama, no Chile. Esses grandes guindastes, com versões de capacidades de carga de 40 e de 50 toneladas, estão entre os guindastes de torre com maiores capacidades de carga da América Latina. Na mina de cobre “Minera Escondida”, 3.100 m acima do nível do mar, estão sendo utilizados dois guindastes de torre da série 1250 HC 40 Litronic montados sobre chumbadores.

Em uma primeira fase, esses guindastes de torre irão ser utilizados para trabalho de ampliação e para construção da infraestrutura da mina. Ambos os equipamentos possuem alcance de 52,0 m, cobrindo a área de trabalho necessária, e alturas de gancho de 40 m e 52 m. Durante a fase de construção, eles trabalharam com cargas de até 20 t. Terminada a fase de construção, serão deslocados na  manutenção. A duração de sua utilização está estimada em cerca de 25 anos.

“Minera Sierra Gorda”

Um total de três guindastes de torre da série 1250 HC também estão em uso na mina de cobre “Minera Sierra Gorda”. Destes, dois são de 50 t, sendo o terceiro de 40 t. Todos esses três guindastes de torre foram montados sobre chumbadores e em configurações similares. O 1250 HC 40 atinge uma altura de gancho de 34,9 m e um alcance de 51,9 m. Os dois 1250 HC 50, por sua vez, carac-terizam-se por alturas de gancho de 68,6 m e 69,6 m, tendo um alcance de 38,8 m. Durante a fase de construção, os guindastes de torre são utilizados como guindastes de torre clássicos, para movimentação efetiva de cargas para a montagem de tanques. Calcula-se que o tempo de montagem dos tanques, com capacidade de 300 m³ cada um, se prolongue por um ano. Durante esse processo, cargas entre 14 e 17 t por componente serão movimentadas.

Em longo prazo, esses três guindastes de torre serão utilizados nas minas como guindastes para manutenção. Um 1250 HC será utilizado para dar apoio aos trabalhos de manutenção nas células de flotação (Flotation Cells). Os outros dois irão dar apoio com serviços e manutenção nos moinhos de esferas.

Não são apenas os trabalhadores quem tem de enfrentar as condições geográficas e climáticas extremas, a tecnologia dos guindastes de torre também tem de estar à altura dessas condições. A alta diferença de temperatura, de até 40°C entre noite e dia e a poeira criada pelo clima árido do deserto produzem grande estresse a homens e máquinas. Além disso, o Chile é um dos países com maior índice de sismos por ano, não sendo raridade terremotos de até grau 5. Razão pela qual todos os guindastes de torre utilizados devem cumprir uma norma chilena que garante a segurança em caso de terremoto.

 

Tags: , , ,


Deixe um comentário


Veja também