IÇAMENTO DA MAKRO EM SHOPPING DE FORTALEZA

 

makro shopping ceara rigging 1O maior shopping do Ceará está ganhando corpo. Passando por uma fase de ampliação, o Shopping Iguatemi, localizado no bairro de Água Fria, em Fortaleza (CE), requereu soluções diferenciadas de engenharia, com base em um rigoroso plano de rigging. O empreendimento é da Jereissati Centros Comerciais (JCC) e o gerenciamento da obra está a cargo da Engexpor. A Makro Engenharia foi contratada em maio para as operações de içamento, depois de uma concorrência acirrada, por ter indicado a melhor alternativa e dispor do equipamento adequado para execução do projeto.

As condições locais e os elementos finais de arquitetura, de madeira e com peso de mais de 10 t, não permitiam que ali operasse um equipamento convencional. Além disso, haveria a presença de seis gruas fazendo o içamento de peças menores – quatro delas deverão permanecer até o fim da obra. Também havia sido definido que a ampliação do shopping seria feita sem interrupção de seu funcionamento normal e, portanto, com pessoas e carros transitando pela região como se fossem dias comuns. Ou seja, no fim das contas, era necessário uma máquina com enorme alcance e boa capacidade de carga. Já que um simples erro poderia ocasionar acidentes fatais.

makro shopping ceara rigging 2Atendendo a essa prioridade, a Makro Engenharia colocou em ação um dos diferenciais de sua frota de equipamentos: o guindaste telescópico sobre pneus Liebherr LTM 11200–9.1, com a maior lança telescópica do Brasil e capacidade máxima para 1200 t, devidamente posicionado no canteiro e configurado para o içamento de peças de madeira de até 16 t.

“Após a definição do guindaste telescópico sobre pneus, voltamos nossos estudos para o solo, que precisa de estabilidade e segurança. Era uma área onde antigamente existia um mangue, portanto os subsolos não são nada adequados, não resistem a grandes cargas”, afirma Claudio Morais, gerente técnico da Makro Engenharia. Assim, eles estabeleceram o local ideal para o patolamento e delimitaram rigidamente sua área de trabalho para minimizar o quanto possível o esforço diretamente no solo. Dessa forma, a equipe da Makro determinou a melhor alternativa para o seu nivelamento.

Teoria e prática
Em resumo, o desafio operacional estava colocado nos seguintes termos: um guindaste de grande alcance, posicionado sobre um antigo mangue, em uma área densamente urbanizada, com fluxo próximo de veículos e pessoas. Já na etapa de montagem do LTM 11200-9.1, a operação chamou a atenção, pois a lança foi transportada separadamente e montada no local. A configuração da lança foi feita como T3YVEN, com cavalete para ancoragem. Foram utilizados dois outros guindastes, ambos móveis, sendo um Liebherr LTM 1095-5.1, para até 95 t, e um Grove GMK6300L, com capacidade máxima de 300 t. Isso mesmo: somente a montagem do equipamento principal já representou uma operação de içamento considerável, com o uso de uma máquina de 300 t como auxiliar.

makro shopping ceara rigging 3Ele foi configurado com luffing jib acoplado a lança, alcançando até 131 m de altura, um ângulo de 76º num raio de 96 m – dois metros a menos que o máximo, dado o coeficiente de segurança – e contrapeso de 202 t. A obra ficou parada nesse meio tempo, até o fim da montagem, que levou três dias e meio. O primeiro teste feito pelo operador foi um giro de 360º da máquina estabilizada. Ele mesmo se surpreendeu com o sucesso e parabenizou os projetistas e técnicos.

Em obras tradicionais, a engenharia trabalha sempre com uma margem de manobra. Neste projeto, especificamente, não havia possibilidade para essa margem. “A importância de um plano de rigging bastante detalhado se justificou nesse caso por dois fatores básicos: o guindaste precisaria girar 180º para içar certas cargas e sua lança estava numa área de intersecção com a de uma grua”, conta Abraão Lima, projetista de rigger da Makro.

Sempre que o guindaste LTM iria operar, a grua mais próxima tinha o seu giro limitado, pois não era possível travá-la. “Foi um trabalho de grande sintonia entre riggers e a equipe de montagem”, lembra Morais. A principal carga içada foram as peças de um arco de madeira, projetado pela empresa italiana Moretti. Dada a dificuldade de erguê-las no alcance desejado, foi até cogitado colocar primeiramente o arco solto e, em seguida, os seus 1200 parafusos, já no topo do shopping. Entretanto, a própria empresa italiana descartou tal possibilidade.

Além das inúmeras questões, como a dúvida sobre o içamento do arco, pessoas e carros nas proximidades, e os ventos da capital cearense, havia um desafio adicional. As cargas foram posicionadas em três locais diferentes, atrás do guindaste, na lateral e perto da própria montagem do arco. “Para içamento das peças atrás da máquina, o braço girava 180º e depois posicionava no local correto”, diz Lima. Detalhe: o operador não conseguia ver nem onde pegava e nem onde posicionava a carga. Seus olhos, na realidade, eram os sinaleiros, que o “informavam” quando estava fazendo a ação certa. Foi também necessária uma grande sinergia dentro da obra para que tudo ocorresse normalmente. A operação do guindaste da Makro começou em 20 de maio e foi concluída com sucesso, dentro de um cronograma estabelecido, em 16 de junho.

SHOPPING ABRIU NOVO EIXO DE COMÉRCIO
O Shopping Iguatemi Fortaleza foi inaugurado em 1982 sendo um dos primeiros shoppings do Estado do Ceará. Esse empreendimento representou a abertura de um novo eixo de comércio – até então concentrado na região central e na Aldeota – no bairro Água Fria. A expansão atual é a sexta em sua história. Serão adicionados 122.000 m2 de área construída, com cerca de 32.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), ou 192 novas lojas e mais 2600 novas vagas de estacionamento coberto, totalizando, respectivamente, 492 lojas e 6700 vagas. A inauguração está prevista para o mês de novembro.

QUESTÃO DE OBRIGATORIEDADE

O plano de rigging deveria ser uma exigência do mercado para qualquer movimentação que exija uma carga mais pesada ou um  equipamento de porte médio para cima. Esse é um comentário quase geral, mas foi dado pelos diretores técnico e administrativo da Rigging Brasil, Gustavo Cassiolato e Alexandre Simões. Eles ressaltam a fundamental importância da presença em campo, para o levantamento dos dados, e da precisão das informações passadas para o papel, acompanhando as tendências de software. Uma vírgula errada ou um zero a mais pode fazer toda a diferença.

No entanto, as empresas normalmente só procuram elaborar planos detalhados quando se tratam de cargas muito fora do padrão, ou ainda pior, após um caso envolvendo um acidente fatal. “Um caso simples, com movimentos repetitivos e sem interferências, como rede elétrica e ventos, pode ter um planejamento pronto apenas em 24h”, lembra Cassiolato.

Além disso, os fundadores da Associação Brasileira de Movimentação e Amarração de Cargas (ABEMAC) defendem a necessidade de melhor instrução dos operadores, a partir de treinamentos. E vão além. “Eles precisam de uma estrutura adequada para o trabalho, com boa sinalização, lingada e periodicidade de inspeção, por exemplo”, diz Simões. De nada adianta apenas um bom plano, se não existe todo um conjunto favorável à operação.

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