FATORES DE SEGURANÇA PARA ACESSÓRIOS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

DICAS

Por Camilo Filho(*)

Entendendo o Fator de projeto e a carga de Trabalho Segura!

Definição de Fator de Projeto
O fator de projeto é a proporção do mínimo de resistência à ruptura para a carga admissível. É sempre maior que 1. Outro termo frequentemente usado para fator de projeto é fator de segurança.

MANILHAS1Podemos dizer que resistência à ruptura, é a resistência à tração máxima a qual os acessórios de movimentação suportam quando são submetidos às cargas nas operações de içamento e/ou arraste. Também poderia ser a capacidade de carga ou a resistência à compressão dos acessórios em outras situações.

Qual a Utilidade da Fórmula?
Se o fator de projeto exigido é conhecido e a carga de ruptura mínima de um acessório é também conhecida, a carga de trabalho segura (permitida) pode ser determinada rearranjando a fórmula;

FATORDEPROJETO2

O que Determina o Fator de Projeto
Em geral, o valor apropriado para o fator de projeto depende de uma série de considerações. Entre elas são:

  • O grau de risco para a vida humana e a propriedade
  • A confiabilidade do material de rigging
  • A idade e condição do material de rigging
  • As condições da carga: estática, variável, cargas sujeitas a choque
  • O grau de conhecimento do peso da carga

Na prática, os valores mínimos de Fator de Projeto são enunciados pela OSHA, conforme abaixo:

“Todos os acessórios para movimentação de cargas, devem ser capazes de suportar a carga de cinco vezes o máximo pretendido aplicado ou transmitido a esse componente”. Além disso, cabo de aço resistente à rotação deve ter um fator de segurança de dez.
FATORDEPROJETO3
Muitas vezes os fatores de projeto são indicados por percentagens de carga de ruptura mínima. Para converter percentuais para valores de fatores de projeto de número inteiro, simplesmente divida o valor da porcentagem por 100% para obter o valor da segurança do fator de projeto. Por exemplo, um acessório para rigging que é avaliado em 25% de força (carga) máxima tem um fator de projeto de:

Um Exemplo

“Suponha que no seu projeto, será usado um cabo sintético de ½”, para o qual o fabricante declara uma carga de ruptura mínima de 6000 kgf. Usando o Fator de projeto obrigatório neste caso de 5 e a fórmula para Carga de trabalho Segura, teremos um valor de:

Esse valor seria para um cabo novo. Um valor muito mais elevado para o fator de projeto pode ser necessário para um cabo que foi usado ou que não está em perfeitas condições.

Nota:

O Fator de Projeto para qualquer acessório utilizado em rigging (movimentação de carga) deve considerar todas as cargas; aceleração; desaceleração; velocidade de içamento; o número, tamanho e arranjo das polias e tambores; condições de produção de corrosão e abrasão; comprimento do içamento, e assim por diante. A melhor fonte de informação para sabermos o Fator de Projeto é consultarmos o fabricante do acessório. Nunca tente adivinhar ou comparar com outro acessório de outro fabricante. Lembre-se, existem diferentes ligas e diferentes tratamentos que podem ser aplicados a uma mesma categoria de acessórios!

LEIA MAIS DICAS DO CAMILO SOBRE IÇAMENTOS DE CARGAS

Camilo Filho é engenheiro mecânico, especialista em içamentos pesados, com 38 anos de experiência em operações com guindastes e movimentação de carga. Com vários cursos na área feitos no exterior, é responsável por vários trabalhos de grande envergadura no Brasil e no exterior. Atualmente é consultor da IPS – Engenharia de Rigging, é também membro da ACRP (Association of Crane & Rigging Professionals-USA). Sugestões e comentários: camilofilho@hotmail.com

1 comentário em“FATORES DE SEGURANÇA PARA ACESSÓRIOS DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

  1. Olá,
    Gostaria de saber qual ou quais normas da OSHA citam esses fatores de segurança acima mencionados.
    Antecipadamente agradeço,
    Jonny Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo com direito autoral
×