COMO MOVER UM ELEFANTE DE 6T EM UMA LOJA DE PORCELANAS

3 de Abril de 2017

A ABB desafiou a piloto de corrida e apresentadora de TV britânica Vicki Butler-Henderson a avaliar a produtividade e as funções inteligentes do inversor industrial ACS880. O Brasil é o primeiro País da América do Sul a participar da campanha, também veiculada na Alemanha, China, Suíça, Áustria, França, Itália, Finlândia, Noruega e na Espanha. Só na Alemanha, a página piloto da campanha teve mais de 57 mil visitantes.

Na série de vídeos do desafio, Vicki testa as funcionalidades do produto controlando um elefante amarelo de concreto, batizado de Jimbo, por uma ponte rolante em uma loja de porcelanas. Além de ter 6 toneladas, Jimbo possui mais de 2 metros de largura e precisa ser transportado em uma estreita pista de 64 metros, cercada por 3.500 peças de porcelana, sem que nada seja tocado.

Os inversores têm a capacidade de acionar motores elétricos, variando a frequência e a tensão que é fornecida ao motor para controlar a velocidade e a potência do transporte de cargas. O dispositivo é utilizado principalmente pelas indústrias de mineração, papel e celulose, alimentos e bebidas e elevação de cargas.

O inversor ACS880, da ABB, tem tecnologia inovadora de controle direto do torque (DTC), que utiliza os dados do fluxo e corrente do motor para calcular o torque e a velocidade necessários, garantindo maior precisão para guinchos, esteiras e outras aplicações industriais. Em determinadas aplicações, é possível reduzir 60% dos custos com energia.

“O produto desenvolvido pela ABB é flexível e se ajusta às necessidades dos clientes, além de oferecer maior controle do processo”, diz Peterson Dias, Gerente de Produto para Inversores de Frequência da ABB Brasil.

A tecnologia de inversores da companhia também permite embutir diretamente as funções de segurança, que tradicionalmente são agregados por dispositivos externos, tais como codificadores, relés e contadores. O ACS880 possui todas essas funções de segurança, facilitando a movimentação de cargas pesadas e economizando espaço.

“Nossa oferta de inversores permite que os projetistas obtenham soluções de segurança inteligentes para máquinas e processos, com a máxima eficiência possível.”, completa Dias. No desafio, o inversor é testado transportando o elefante entre prateleiras repletas de porcelanas, freando o objeto de 6 toneladas em queda livre e também é colocado à prova em locais de condições climáticas extremas, controlado remotamente.

Clique aqui para acompanhar o desafio de inversores da ABB.

Tags: , ,


Deixe um comentário


Veja também