MATERIAL SINTÉTICO SUBSTITUI O AÇO

9 de Abril de 2014

cabo sintético-foto01Uma parceria entre a Manitowoc e a fabricante de cordas Samson resultou no desenvolvimento do primeiro cabo sintético para guincho projetado para utilização em guindastes móveis. O cabo KZ 100 foi apresentado ao mercado durante a Conexpo 2014, como componente do modelo RT770E, novo guindaste todo-terreno da linha Grove que conta com lança de 42 m de comprimento total.

Segundo a Samson, que produz cabos de alto desempenho para aplicação marítima, em indústria naval e de óleo e gás, entre outros mercados, o KZ 100 é 80% mais leve que os cabos de aço tradicionais, não enferruja e elimina a rotação de carga e cabeamento. Em seu desenvolvimento, a empresa consumiu mais de 4.000 horas em testes de laboratório, para aferir sua resistência à tração e fadiga, bem como os efeitos da variação de temperatura sobre o desempenho do cabo.

Além desses testes, a Manitowoc submeteu o produto a outra bateria de ensaios de confiabilidade ao longo de mais 280 horas e 12.000 ciclos. O novo modelo de cabo sintético será fornecido exclusivamente pela Manitowoc e, até o final deste ano, deverá ser disponibilizado para os demais modelos de guindastes todo-terreno da linha Grove comercializados na América do Norte.

Tags: , ,


Deixe um comentário


Veja também